Eu já li vários artigos e assisti diversos vídeos sobre callback mas mesmo assim não consigo compreender o seu funcionamento. Alguém poderia dar alguma explicação com algum exemplo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu já li vários artigos e assisti diversos vídeos sobre callback mas mesmo assim não consigo compreender o seu funcionamento. Alguém poderia dar alguma explicação com algum exemplo?
Boa noite! Como vai?
Bora lá então! Vamos começar pela definição! Um callback é uma função que é executada quando ocorre algum evento!
Exemplos de eventos: Clique de um botão, envio de um formulário, recebimento de uma resposta do back-end.
Exemplo prático em HTML e JS:
<button>Clique aqui</button>
<script>
const botao = document.querySelector('button');
botao.addEventListener('click', function() {
console.log('estou dentro de uma função callback!');
});
</script>A função anônima passada como segundo parâmetro do método addEventListener() é, nesse caso, o nosso callback! Afinal de contas, é essa função que será executada sempre que o evento de click no botão ocorrer! Exatamente como descrito na definição feita logo no início!
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos!
Então o callback só ocorrerá quando tiver um evento e nada mais? Ou é sempre quando uma função, por exemplo, estiver em stand-by e for chamada, tipo:
function teste (){
console.log('Isso é um callback!')
}
let numero = 1
if ( numero == 1 ) {
teste()//Isso não seria um callback?
}