1
resposta

Exercicio Modulo 5

// Variaveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

// Variaveis da Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimeto = 10;
let raqueteAltura = 90;

// Variaveis do Raquete Oponente 
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

// Velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

let colidiu = false;

// Placar Jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

// Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");

}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha(); 
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  contadorPontos();



}

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha (){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
    if (xBolinha + raio > width ||
      xBolinha - raio < 0 ) {
    velocidadeXBolinha *= -1; 
  }  

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect ( x, y, raqueteComprimeto, raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown (UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
   if (keyIsDown (DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }

}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimeto && 
       yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
       yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play();
  }
}

function colisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimeto, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){velocidadeXBolinha *= -1;
  raquetada.play(); }
}


function movimentaRaqueteOponente (){
  if (keyIsDown (87)) {
    yRaqueteOponente -= 10;
  }
   if (keyIsDown (83)) {
    yRaqueteOponente += 10;
  }

}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize (16);
  fill(color(255,140,0));
  rect(150,10,40,20);
  fill (255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255,140,0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill (255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function contadorPontos(){
  if (xBolinha - raio < 1){pontosDoOponente += 1; ponto.play();}
  if (xBolinha + raio > 598){meusPontos += 1; ponto.play();}
}


1 resposta

Olá Caio, tudo bem com você? Espero que sim!

Dei uma olhada no seu código e ele está bem organizado e condizente com o que foi passado pelo instrutor, e isso mostra o quão comprometido você está com o curso.

Caso surjam quaisquer dúvidas eu estarei a sua disposição. Abraços e bons estudos!