1
resposta

exercicio

<?php
namespace Alura;

class Contato
{
    private $email;

    public function __construct(string $email)
    {
        $this->email = $email;
    }
    public function getUsuario (): string
    {
       $posicaoArroba = strpos($this->email,"@");

       if ($posicaoArroba === false){
           return "email invalido";
       }
       return substr($this->email, 0,$posicaoArroba);
    }
}
1 resposta

Olá, Daniel! Espero que esteja bem!

Desculpa a demora por um retorno.

De acordo com o código compartilhado, estamos criando uma classe chamada Contato no namespace Alura em PHP. Essa classe tem um atributo privado chamado $email e um método construtor __construct() que recebe um parâmetro $email e o atribui à propriedade $email da instância da classe.

A classe Contato também possui um método público chamado getUsuario(), que retorna o usuário do e-mail. Ele faz isso procurando a posição do caractere "@" no e-mail usando a função strpos(). Se a função retornar false, significa que o e-mail é inválido e o método retorna a string "email invalido". Caso contrário, ele usa a função substr() para retornar uma substring do início até a posição do caractere "@" no e-mail, representando o usuário do e-mail.

Portanto, essa classe Contato é usada para criar objetos de contato com um e-mail e obter o usuário desse e-mail.

Parabéns pelo desenvolvimento do código! Caso tenha restado alguma dúvida específica sobre esse código ou se precisar de ajuda com algum conteúdo do curso, é só me dizer! Estou aqui para ajudar.

Um forte abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software