Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Eventos no JavaScript

No curso de lógica aqui do Alura, lembro do professor ter passado uma sintaxe diferente para tratar de eventos com o mouse.

Lá ele usava a seguinte sintaxe para pegar o click do mouse: variavel.onclick = function;

Já aqui no curso de JS, o professor utiliza uma nova sintaxe para pegar a função do clique do mouse: variavel.addEventListener("click", function);

Gostaria de entender qual a diferença entre os dois e qual deles é melhor utilizar. Eu percebi que o primeiro tem uma sintaxe um pouco mais prática!

2 respostas
solução!

Bom dia, Gabriel! Como vai?

A diferença entre os dois é que com o primeiro vc só consegue definir um callback para o evento em questão, no caso o click. Se vc quiser que duas funções sejam executadas no click do mouse e fizer algo como:

meuBotao.onclick = minhaFuncao1;
meuBotao.onclick = minhaFuncao2;

O que vai acontecer é que apenas a minhaFuncao2() será executada sobrescrevendo o comportamento definido na primeira linha.

Já com a segunda forma, vc consegue adicionar quantas funções callback vc quiser sem sobrescrever o comportamento definido anteriormente!

meuBotao.addEventListener("click", minhaFuncao1);
meuBotao.addEventListener("click", minhaFuncao2);

Com esse código, ao clicar no botão, as duas funções serão executadas!

Por isso, a boa prática é que vc use a segunda forma sempre que quiser adicionar um determinado callback para um evento justamente por saber que dessa maneira não irá sobrescrever comportamentos anteriores que possam ser importantes.

Pegou a ideia?

Grande abraço e bons estudos!

Perfeito!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software