Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Eventos não programados, podem não ser considerados como incidentes?

Na aula 03, do curso ITIL Foundation 3: Transição e Operação de Serviço, na parte dos processos do Gerenciamento de Evento, é mencionado que eventos não programados, não são considerados necessariamente como incidentes. Como não classificar todos eventos não programados como incidentes? Pois estariam acorrendo sem planejamento, identificando uma possível falha talvez? Se tiver como mencionar algum exemplo onde um evento não programado não seja considerado como incidente seria de grande ajuda.

2 respostas
solução!

Caro Renan,

Obrigado pela sua postagem!

Eventos não programados de fato nem sempre podem ser necessariamente classificados como incidentes.

Relembrando o conceito básico que incidente é uma interrupção não planejada de um serviço de TI ou o não atendimento e/ou atendimento parcial de um nível de serviço acordado.

Agora vamos a um exemplo, vamos supor que uma determinada área de uma empresa está passando por uma mudança de layout nas suas instalações, onde diversos equipamentos e acessórios de tecnologia, precisam ser remanejados, reinstalados e ou reconfigurados durante este evento (processo) de mudança que não estava programado para atendimento da central de serviços.

Mas este evento de mudança não programada na ótica da central de serviços de TI, não pode ser caracterizado como um incidente pelo conceito que relembramos acima, pois para a área usuária da central de serviços que está mudando o layout esta interrupção foi programada.

Para este evento virar um incidente teria que, por exemplo ocorrer durante a mudança de layout uma perda material de um equipamento tecnológico crítico a operação da área e que poderia gerar um problema de continuidade momentânea da operação da área mesmo após o término da mudança até o conserto ou substituição do mesmo pela central de serviços de TI.

Bons estudos!

Compreendi perfeitamente a explicação. Muito obrigado pela resposta.