COM A IDADE, TENHO 56 ANOS, A FIXAÇÃO DO APRENDIZADO FICA MAIS DIFÍCIL. TENHO ADOTADO A REVISÃO, A PRÁTICA E O REPASSE DO APRENDIDO AJUDA A FIXAR MELHOR.
COM A IDADE, TENHO 56 ANOS, A FIXAÇÃO DO APRENDIZADO FICA MAIS DIFÍCIL. TENHO ADOTADO A REVISÃO, A PRÁTICA E O REPASSE DO APRENDIDO AJUDA A FIXAR MELHOR.
Olá, Valmir! Tudo bem?
Entendo suas preocupações e é completamente normal que com o passar dos anos, possamos sentir um pouco mais de dificuldade para fixar novos aprendizados. É importante lembrar que nosso cérebro é incrivelmente adaptável e capaz de aprender em qualquer idade.
A aula menciona que nosso cérebro tem dois sistemas mentais semi-independentes: o sistema descendente e o sistema ascendente. O sistema descendente é como um processador silencioso que trabalha constantemente nos bastidores para resolver nossos problemas. É ele que está ativo quando temos esses momentos de "Eureca", como a Marcela teve ao pensar no título do trabalho da faculdade enquanto regava as plantas.
Por outro lado, o sistema ascendente é multitarefa e analisa tudo o que está em nosso campo de percepção. Ele é responsável por tudo de que temos consciência.
Entender como esses dois sistemas funcionam pode nos ajudar a compreender por que às vezes sentimos frustração quando tentamos focar em algo, mas as ideias ou soluções não surgem naquele momento. No entanto, isso não significa que nosso cérebro não esteja trabalhando para resolver o problema. Ele pode estar fazendo isso nos bastidores, através do sistema descendente, e quando a solução é encontrada, temos o nosso momento de "Eureca".
Essa compreensão pode nos ajudar a ser mais pacientes e confiantes em nosso processo de aprendizado, sabendo que mesmo quando parece que não estamos progredindo, nosso cérebro está trabalhando para nos ajudar a entender e resolver problemas.
Bons estudos!