Ao ler o livro Design Patterns do GOF sobre o padrão Observer tenho:
Definir uma dependência um para muitos entre objetos, de maneira que quando um objeto muda de estado todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente
Durante a explicação da aula que já é feita em cima do contexto do padrão Builder e torna confusa a identificação e intenção do padrão Observer não consigo relacionar o conceito acima com a explicação, de modo que o padrão explicado no vídeo não parece ser o padrão Observer. Não é possível sequer identificar os participantes do padrão (subject, observer, concreteSubject,ConcreteObserver) nesta explicação, se perde muito tempo demonstrando o Builder que já compreendi e questões de refatoração que para padrões são gerais como diminuir o acoplamento e aumentar a coesão o Observer passa muito batido, sendo que a compreensão final do padrão é de que observadores são ações que devem ser executadas após um comportamento, não foi falado nem da possibilidade de como fazer o registro para obter as mudanças do objeto e nem o cancelamento dessa inscrição. Então eu sugiro que seja adicionado um material de Apoio a esse padrão ou então uma revisão dessa aula. Que de fato não parece ter relação com o padrão, se eu estiver equivocado me ajudem a perceber. Desde já agradeço.