Fala Leonardo, tudo bom?
Complementando o que nosso amigo Guilherme falou...
Realmente existem diversas formas de se desenvolver, vários locais onde se é possível começar. Existem vertentes que acreditam que uma documentação forte e bem estruturada deve ser a base de tudo e outras que não dão muita força para uma grande documentação e focam na entrega de valor ao cliente (metodologias ágeis).
Existem equipes trabalhando de várias formas diferentes e começando de maneiras totalmente distintas, mas isso requer experiência e vivência para saber distinguir algumas situações.
No começo é normal se perder durante a construção e acabar com um produto diferente do que o desejado, por isso minha recomendação é que você busque documentar tudo que conseguir, pelo menos no início, isso te ajudará a te manter nos trilhos e seus objetivos e desafios de implementação serão mais claros. Vou listar aqui alguns modelos que você pode fazer para justamente você não se perder no meio do caminho.
1 - Minimundo
A ideia desta etapa é gerar um texto descritivo, sucinto e sem ambiguidade que descreva as regras de negócio do seu projeto. Recomendo que veja alguns exemplos de minimundo, existem diversos! (ajuda bastante na estruturação do seu banco de dados)
2- Requisitos Funcionais e não Funcionais
Uma explicação básica, requisito funcional é a materialização de uma solicitação/necessidade de um software. Descreve de forma sucinta as funcionalidades do sistema
Requisito não funcional, esse não tem ligação com funcionalidades do sistema, são conhecidos também por atributos de qualidade. Geralmente são mensuráveis.
Vale a pena pesquisar mais a fundo!
3 - Descrição das regras de negócio
Premissas e restrições que devem ser aplicados durante o desenvolvimento do seu sistema.
4 - Diagramas e modelos
Casos de uso, diagrama de classes, diagrama de interação/sequencia, diagrama de atividades, diagrama de estados. Existem diversos...
Você também pode utilizar alguma ferramenta de prototipagem como o balsamiq para te auxiliar.
Com essas documentações você estará bem certo do que fazer e como fazer.
Caso se interesse, você pode ler sobre engenharia de software, que aborda todos esses tópicos!
Espero ter ajudado, se quiser conversar mais sobre o assunto estou ai!
Abraços e bons estudos!