Domingo é dia de codar com a Alura! <3
Acrescentei a funcionalidade que delimita a movimentação do ator nas margens do mapa, segue link e código.
Link: https://editor.p5js.org/imagno/full/HL2mBTrBk
Código:
// armazenar imagens do jogo
let imagemDaEstrada, imagemDoAtor, imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3;
// variáveis do ator
let xAtor = 100;
let yAtor = 366;
let alturaAtor = 30;
let comprimentoAtor = 30;
// carros
let xCarro1 = 600;
let yCarro1 = 40;
let alturaCarro1 = 50;
let comprimentoCarro1 = 40;
let xCarro2;
let yCarro2;
let alturaCarro2;
let comprimentoCarro2;
let xCarro3;
let yCarro3;
let alturaCarro3;
let comprimentoCarro3;
function preload() {
imagemDaEstrada =loadImage("imagens/estrada.png");
imagemDoAtor = loadImage("imagens/ator-1.png");
imagemCarro1 = loadImage("imagens/carro-1.png");
imagemCarro2 = loadImage("imagens/carro-2.png");
imagemCarro3 = loadImage("imagens/carro-3.png");
}
function setup() {
createCanvas(500, 400);
}
function draw() {
background(imagemDaEstrada);
mostraAtor();
movimentaAtor();
mostraCarros();
movimentaCarros();
}
function mostraAtor() {
image(imagemDoAtor, xAtor, yAtor, alturaAtor, comprimentoAtor);
}
function movimentaAtor() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
if (yAtor - 5 > 0) {
yAtor -= 5;
} else {
yAtor = 0;
}
} else if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
if (yAtor + 5 < 366) {
yAtor += 5;
} else {
yAtor = 366;
}
}
if (keyIsDown(LEFT_ARROW)) {
if (xAtor - 5 > 0) {
xAtor -= 5;
} else {
xAtor = 0;
}
} else if (keyIsDown(RIGHT_ARROW)) {
if (xAtor + 5 < 470) {
xAtor += 5;
} else {
xAtor = 470;
}
}
}
function mostraCarros() {
image(imagemCarro1, xCarro1, yCarro1, alturaCarro1, comprimentoCarro1);
}
function movimentaCarros() {
xCarro1 -= 2;
}