2
respostas

Estrutura lógica

Bom dia!

Pode ter me passado despercebido pelo curso, mas estou com dúvida referente aos tipos de procedimentos que vimos.

bola = 10
var bola = 10;
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

Por exemplo, em variáveis, quando devemos declara-las localmente ou globalmente? qual a diferença entre procedimentos que usam espaço ("var pincel") e os que usam ponto (tela.getContext) ?

Por que em "pincel.fillStyle" e em "pincel.fillRect" usamos "=" e "()", respectivamente? Em ambos os casos não estaríamos atribuindo valores?

2 respostas

Olá, Rafael! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

• Variáveis Locais e Variáveis Globais

Quando declaramos uma variável global toda a estrutura do nosso código vai enxergar essa variável

var bola = 10;

function jogar() {
    document.write("A quantidade de bolas é: " + bola)
}

jogar();

Nesse exemplo acima, dentro da função jogar consegue enxergar a variável bola. Logo, ela é global.

No exemplo abaixo, vamos criar uma variável local

function jogar() {
        var bola = 10;
    }

document.write("A quantidade de bolas é: " + bola);

Agora que a variável bolaestá dentro da função, ela se tornou local. Somente a função na qual ela está pode enxergar. Se rodar o código acima verá que dará um erro dizendo que a variável bolaque estou chamando não está definida

• var pincel e tela.getContext

Antes, definimos o tamanho de nossa tela em que iremos trabalhar, que neste caso é o tamanho do canvas e guardamos dentro de uma variável chamada tela. Agora precisamos definir a variável que vai permitir que desenhamos algo na tela e por isso usamos o getContexte guardamos dentro da variável pincel.

Já temos nossa tela definida na variável tela e quem vai desenhar na variável pincel

Resumindo: var pincelé a variável que está guardando quem desenha e tela.getContextsignifica "autorizo desenhar ou escrever (getContext) na tela que defini acima".

• pincel.fillStyle e pincel.fillRect

Em pincel.fillStyleatribuímos (sinal de atribuição sempre será igual(=)) uma cor para nosso fundo e pincel.fillRect estabeleço qual é o tamanho que irei pintar essa minha tela.

Experimente colocar

pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(200, 200, 600, 400);

Verá uma diferença considerável.

Sobre atribuir valores, tem razão! Porém, um só dizemos qual a cor que queremos, no outro estamos colocando medidas, por exemplo:

Tenha em mente que medidas X equivalem a horizontais e medidas Y são verticais

• Comece com x = 0 (canto superior esquerdo)
  • Também comece com y = 0 (canto superior esquerdo)
  • Vá para x = 600 (canto superior direito)
  • Desço para y = 400 (canto inferior direito)

Perceba que cobrimos um retângulo cinza.

Altere esses valores para ver na prática!

Dê uma olhada nesse quadro onde dá uma boa noção de posicionamento X e Y

X e Y

Espero ter ajudado, Rafael!

Um abraço e bons estudos

Obrigado pela resposta Cássio .

Eu conclui diversos exercícios , mas depois de um tempo vendo as aulas ,entendi que é muito importante acompanhar também o fórum , para esclarecer essas pequenas duvidas . Pois procurei também fora do alura uma duvida parecida , mas essa foi a mais explicativa pra mim ( e encontrei por a caso )