1
resposta

Estrutura de diretórios

Essa estrutura de diretórios é usada apenas pra Frontend "manual" como este curso ou talvez React, Vue, etc?

Ou pra backend também se aplica? Digamos que eu queira criar uma API com NodeJS, essa estrutura tambem se aplica?

Pretendo fazer um curso de Node com TS pra backend em seguida, e talvez estou me antecipando mas fiquei curioso quanto a isso.

Obrigado

1 resposta

Oii, Rodrigo! Tudo bem?

Essa aboradagem de estrutura de diretórios também é aplicável ao desenvolvimento de back-end com NodeJS. Pode-se dizer que é uma prática comum em projetos de desenvolvimento de software em geral, independentemente da tecnologia utilizada.

A ideia por trás da estrutura de diretórios é organizar o código-fonte de forma lógica e modular, facilitando a sua manutenção e a escalabilidade. E com isso podemos separar as diferentes partes do projeto, como rotas, controladores, modelos, serviços e dentre outros, em diretórios diferentes.

Para exemplificar, imagine um projeto de API com NodeJS, você pode ter um diretório para as rotas, outro para os controladores, outro para os modelos de dados, e assim por diante. E a sua estrutura vai depender segundo o projeto que está sendo trabalhado Dessa forma, você consegue manter o código mais organizado e fácil de entender.

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos, Rodrigo!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software