Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Estou usando o .NET Core 3.1 e não consigo passar dessa parte da aula.

Boa noite pessoal,

Estou estudando recentemente, e não tem para mim a versão .NET Core 2.0, então coloquei a próxima versão estável que é o 3.1.

Criei a minha classe com sucesso:

namespace MyFit.Models.DB { public class Aluno { public int id { get; set; } public string nome { get; set; } public string endereco { get; set; } public string telefone { get; set; } public float? busto { get; set; } public float? cintura { get; set; } public float? trapezio { get; set; } public float? ombroDireito { get; set; } public float? ombroEsquerdo { get; set; } public float? bicipsDireito { get; set; } public float? bicipsEsquerdo { get; set; } public float? tricipsDireito { get; set; } public float? tricipsEsquerdo { get; set; } public float? costas { get; set; } public float? gluteos { get; set; } public float? pernaDireita { get; set; } public float? pernaEsquerda { get; set; } public float? panturrilhaDireita { get; set; } public float? panturrilhaEsquerda { get; set; } public float? peso { get; set; } public bool ativo { get; set; } } }

Criei o meu ApplicationContext com sucesso também:

`namespace MyFit { public class ApplicationContext : DbContext { public ApplicationContext(DbContextOptions options) : base(options) { }

protected override void OnModelCreating(ModelBuilder modelBuilder)
    {
        base.OnModelCreating(modelBuilder);
        modelBuilder.Entity<Aluno>().HasKey(t => t.id);
    }
}

}`

Mas não consigo fazer a configuração no Startup.cs, reparei que tem mais coisas do que é ensinado no curso, e acredito que seja a versão do .NetCore que mudou. Mas fui no método "ConfigureServices" e não consigo usar o options.UseSqlServer, não aparece a importação para mim.

`public void ConfigureServices(IServiceCollection services) { services.AddControllersWithViews();

services.AddDbContext<ApplicationContext>(options =>
        {
            options.UseSqlServer(); // aqui está dando erro, não consigo importar 
        });
    }```

Alguém pode me ajudar por favor?

3 respostas

Olá Lucas, como vai?

Vocês está utilizando o Visual Studio 2019? Se sim, a versão .Net Core 2.0 vem por padrão.

Caso realmente não tenha essa versão, sugiro que faça o download aqui, da versão 2.0.

Se ainda assim não funcionar, poderia informar qual é a mensagem de erro?

Aguardo seu retorno.

Pelo que vi, você não informou qual a string de conexão. Precisa passar a connectionString como argumento do UseSqlServer. O SQL Server precisa saber qual banco de dados será usado.

Da uma olhada no código abaixo.

public void ConfigureServices(IServiceCollection services)
{
    services.AddMvc();

string connectionString = Configuration.GetConnectionString("Default");

services.AddDbContext<ApplicationContext>(options =>
        options.UseSqlServer(connectionString)
    );
}
solução!

Fala pessoal, o erro eram 2 que eu havia esquecido. 1 - Instalar o entityFramework.SqlServer 2 - Depois do add-migration Initial, usar o update-database.

Agora está tudo rodando 100% tanto no 3.1 quando no 5

Obrigado a todos pela ajuda.