3
respostas

estou tendo um problema com relação ao ScreenPointToRay

 public float Velocidade = 10;
    Vector3 Direção;

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
        float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");

        Direção = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);

        if (Direção != Vector3.zero)
        {
            GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", true);

        }
        else
        {
            GetComponent<Animator>().SetBool("Movendo", false);
        }
    }

    private void FixedUpdate()
    {
        GetComponent<Rigidbody>().MovePosition
           (GetComponent<Rigidbody>().position + (Direção * Velocidade * Time.deltaTime));

        Ray raio = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
        Debug.DrawRay(raio.origin, raio.direction, Color.red);

        RaycastHit impacto;

        if (Physics.Raycast(raio, out impacto, 100))
        {
            Vector3 posicaoMiraJogador = impacto.point - transform.position;

            posicaoMiraJogador.y = transform.position.y;

        }
    }
}

tanto a unity quanto o visual studio dizem que "'object' não contem uma definição para 'ScreenPointToRay' e não é possivel encontrar nenhum metodo de extensão 'ScreenPointToRay'" sendo assim, não estou conseguindo prosseguir pois sem esse codigo meu personagem não segue o mouse .

3 respostas

Oi, Christian, tudo bem?

Qual o erro que aparece exatamente, você pode postar aqui?

Porque sua variável Direção tem que caracteres não validos então ela pode estar dando problema no seu código, use direcao.

O meu problema é q ele nao esta permitindo o uso do

Camera.main.ScreenPointToRay

Pois ele nao esta identificando que o screenpointtoray pode ser utilizado nesta situacao Alem do que em certo momento da aula o codigo é desponibilizado. Eu copiei esse codigo e testei e do mesmo jeito não deu certo Obs - eu utilizo a versao de 2019 da unity

Você pode colar o erro aqui? Como falei o erro pode estar em muitos lugares. O Camera.main por exemplo falha se a câmera não tem a tag MainCamera, por exemplo.

Também seria interessante se puder zipar o projeto e colocar num Google Drive, Dropbox, etc. Aí podemos olhar com cuidado.