<canvas width="600px" height="400px"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0,0,600,400);
var cores = ['pink', 'blue','green'];
var indice = 0;
function criarCirculos(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indice];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,10,0,2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function mudarCor(){
indice++;
alert(indice);
}
if(indice >=3){
alert("limite de cores!");
}
tela.onclick = criarCirculos;
tela.oncontextmenu = mudarCor;
console.log(indice);
</script>
As cores estão mudando corretamente, mas na hora de manipular o "IF" para futuramente adicionar o sistema de não deixar passar do indice 2, ai o if não cai no true nunca. Alguem pode dar uma luz por favor ?