1
resposta

estou com problemas logo depois que criei a classe heroi

Estou com o seguinte erro:

Traceback (most recent call last):
        6: from ./main.rb:3:in `<main>'
        5: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:125:in `inicia_fogefoge'
        4: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:104:in `joga'
        3: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `encontra_jogador'
        2: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `each_with_index'
        1: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `each'
D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:21:in `block in encontra_jogador': undefined local variable or method `coluna' for main:Object (NameError)

arquivo ui.rb

def da_boas_vindas
    puts "Bem vindo ao Foge-foge"
    puts "Qual é o seu nome?"
    nome = gets.strip
    puts "\n\n\n\n\n\n"
    puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
    nome
end


def pede_movimento
    puts "Para onde deseja ir?"
    movimento = gets.strip
    movimento
end

def desenha(mapa)
    puts mapa
end

def game_over
    puts "\n\n\n\n"
    p "Game Over"
end

arquivo heroi.rb

class Heroi
    attr_accessor :linha, :coluna

    def calcula_nova_posicao(direcao)
        # heroi = self.dup  # self e opcional
        novo_heroi = dup
        movimentos = {
            "W" => [-1, 0],
            "S" => [+1, 0],
            "A" => [0, -1],
            "D" => [0, +1],
        }
        movimento = movimentos[direcao]
        novo_heroi.linha += movimento[0]
        novo_heroi.coluna += movimento[1]
        novo_heroi
    end

    def to_array
        [linha,coluna]
    end

    def remove_do(mapa)
        mapa[linha][coluna] = " "
    end

    def coloca_no(mapa)
        mapa[linha][coluna] = "H"
    end

end

arquivo fogefoge.rb

require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read(arquivo)
    mapa = texto.split("\n")
    mapa
end



def encontra_jogador(mapa)
    caracter_do_heroi = "H"
    # mapa.each do |linha_atual|
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            jogador = Heroi.new
            jogador.linha = linha
            jogador.coluna = coluna
            return jogador   
            # achei!
        end
    end
    nil
    # não achei!
end



def posicao_valida? mapa, posicao
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size
    estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas

    if estourou_linhas || estourou_colunas
        return false
    end
    valor_atual = mapa[posicao[0]] [posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false
    end
    true
end

def soma_vetor vetor1, vetor2
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end    

def posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, posicao
    posicoes = []
    movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes
end

def copia_mapa mapa
    mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end

def move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa,novo_mapa, [linha, coluna]
    return if posicoes.empty?
    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]
    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"

end


def move_fantasmas mapa
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu? mapa
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
    perdeu
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa 2

    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento
        heroi = encontra_jogador mapa

        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao

        if posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next
        end
        heroi.remove_do mapa
        nova_posicao.coloca_no mapa
        mapa[heroi.linha] [heroi.coluna] = " "
        mapa[nova_posicao.linha] [nova_posicao.coluna] = "H"
        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over 
            break
        end
    end
end

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end
1 resposta

Não seria

jogador.coluna = coluna_do_heroi 

Ao invés de

jogador.coluna = coluna

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software