Estou com o seguinte erro:
Traceback (most recent call last):
6: from ./main.rb:3:in `<main>'
5: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:125:in `inicia_fogefoge'
4: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:104:in `joga'
3: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `encontra_jogador'
2: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `each_with_index'
1: from D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:16:in `each'
D:/Github/ruby_alura/Ruby3/fogefoge.rb:21:in `block in encontra_jogador': undefined local variable or method `coluna' for main:Object (NameError)
arquivo ui.rb
def da_boas_vindas
puts "Bem vindo ao Foge-foge"
puts "Qual é o seu nome?"
nome = gets.strip
puts "\n\n\n\n\n\n"
puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
nome
end
def pede_movimento
puts "Para onde deseja ir?"
movimento = gets.strip
movimento
end
def desenha(mapa)
puts mapa
end
def game_over
puts "\n\n\n\n"
p "Game Over"
end
arquivo heroi.rb
class Heroi
attr_accessor :linha, :coluna
def calcula_nova_posicao(direcao)
# heroi = self.dup # self e opcional
novo_heroi = dup
movimentos = {
"W" => [-1, 0],
"S" => [+1, 0],
"A" => [0, -1],
"D" => [0, +1],
}
movimento = movimentos[direcao]
novo_heroi.linha += movimento[0]
novo_heroi.coluna += movimento[1]
novo_heroi
end
def to_array
[linha,coluna]
end
def remove_do(mapa)
mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
mapa[linha][coluna] = "H"
end
end
arquivo fogefoge.rb
require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read(arquivo)
mapa = texto.split("\n")
mapa
end
def encontra_jogador(mapa)
caracter_do_heroi = "H"
# mapa.each do |linha_atual|
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
jogador = Heroi.new
jogador.linha = linha
jogador.coluna = coluna
return jogador
# achei!
end
end
nil
# não achei!
end
def posicao_valida? mapa, posicao
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
valor_atual = mapa[posicao[0]] [posicao[1]]
if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
return false
end
true
end
def soma_vetor vetor1, vetor2
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, posicao
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0], [0, +1], [-1, 0], [0, -1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def copia_mapa mapa
mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa,novo_mapa, [linha, coluna]
return if posicoes.empty?
aleatoria = rand posicoes.size
posicao = posicoes[aleatoria]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end
def move_fantasmas mapa
caractere_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
if eh_fantasma
move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def jogador_perdeu? mapa
perdeu = !encontra_jogador(mapa)
perdeu
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 2
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
heroi = encontra_jogador mapa
nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
next
end
heroi.remove_do mapa
nova_posicao.coloca_no mapa
mapa[heroi.linha] [heroi.coluna] = " "
mapa[nova_posicao.linha] [nova_posicao.coluna] = "H"
mapa = move_fantasmas mapa
if jogador_perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_fogefoge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end