1
resposta

[Dúvida] Estou com certa dificuldade no tema poderia me ajudar com que mudanças iria melhorar

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Matheus! Tudo bem?

Modelagem de dados é um dos pilares mais importantes, e é super normal sentir dificuldade no início, pois exige que a gente transforme regras de negócio em desenhos lógicos. Olhando o seu diagrama e comparando com os requisitos, você está no caminho certo, mas tenho algumas sugestões que vão deixar seu modelo bem mais preciso.

Sugestões de Melhoria no seu Diagrama

1. Entidades Fortes vs. Fracas
No seu desenho, notei que você usou retângulos duplos para quase tudo (Sessão, Apresentação, Submissão).

• Dica: Use o retângulo duplo apenas para Entidades Fracas (aquelas que não existem sem uma entidade pai).
  • Exemplo: A Sessão é uma entidade fraca da Conferência? Sim, pois não faz sentido existir uma sessão se não houver um evento. Mas o Participante é uma entidade forte (retângulo simples), pois ele existe no sistema independente de estar inscrito em uma conferência específica hoje.

2. Relacionamento Participante e Conferência (N:N)
Você acertou em cheio ao identificar que é um relacionamento de muitos para muitos. No seu desenho, o losango "Participa/participação" está entre Conferência e Participante.

• Ajuste: Para que essa relação funcione bem no banco de dados, essa "Participação" pode se tornar uma tabela que guarda o Tipo de Participação (se o aluno é ouvinte, palestrante ou organizador).

3. Revisores e Submissão (Avaliação)
No texto do instrutor, menciona-se que um revisor avalia várias submissões e uma submissão tem vários revisores.

• No diagrama: Você colocou uma relação direta. Minha sugestão é criar a entidade associativa Avaliação. Nela, você poderá guardar atributos que não cabem nem no Revisor nem na Submissão, como a Nota e o Feedback.

4. Cardinalidade das Apresentações
Observei no seu desenho a relação entre Apresentação e Submissão como (1,1). Isso está perfeito! Seguindo a regra de negócio: uma submissão aceita gera exatamente uma apresentação.

Próximo Passo

Tente redesenhar o diagrama focando em diferenciar o que é uma entidade (o objeto) do que é o relacionamento (a ação). Por exemplo, "Revisores" costumam ser um papel do "Participante". Você poderia ter uma única tabela de Participantes e uma relação que indica quem ali pode revisar trabalhos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!