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Estou certo???

Veja se estou certo? Quando colocamos o evento tela.onmousedown = function() e tela.onmouseup = function() o javascript vai ativar a função que esta dentro do evento, como nessa case o evento esta trelado a tela ele vai executar na tela do canva seria isso ?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;

  // atribuindo diretamente a função anônima
   tela.onmousemove = function(evento) {

        if(desenha) {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onmousedown = function() {

        desenha = true;
    }

     tela.onmouseup = function() {

        desenha = false;
    }

</script>
1 resposta

Olá!

    tela.onmousedown = function() {
        desenha = true;
    }

Essa função é acionada quando você segura o mouse. A variável desenha é ligada o desenho é exibido na tela.

     tela.onmouseup = function() {
        desenha = false;
    }

Aqui, quando você solta o mouse desenha é desligado e você não vê o pincel.

A função

   tela.onmousemove = function(evento) {
        if(desenha) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        }
        console.log(x + ',' + y);
    }

funciona sempre que você mexe com o mouse no espaço do canvas. Porém, você só vê o desenho quando o desenha está ligado. O mousedown faz isso!