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Estereótipo

Defina melhor no diagrama de atividade o que é ou que representa estereótipo dentro do diagrama de atividade , não entendi muito bem.

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Caro Jackson,

Agradecemos sua postagem e observações. Vamos aos 2 pontos que vc apresentou.

Sobre o Diagrama de Atividades ele é uma formas de representação usadas na UML para representar um comportamento do sistema , em cima de uma sequência de ações que podem representar um processo e/ou parte dele com a possibilidade de interações dos usuários com o sistema (solicitações/entrada de informações) e mensagens de retorno/habilitação/direcionamento para execução de novas interações. Em outras palavras é uma ilustração de um passo a passo de interações de usuários e mensagens exibidas/processamentos do sistema, ok?

Já em relação aos Estereótipos como o que usamos <> nesta aula, em UML podemos as usar para introduzir novos elementos em nosso modelo, derivando de elementos principais pré-existentes, como no nosso exemplo foi a classe "cliente".

Com esta possibilidade, além de ficar mais fácil** aplicarmos UML associada à diversas linguagens de programação, estendendo funcionalidades pré-existentes, para **trabalharmos um determinado comportamento na nossa solução de modelagem, como por exemplo , aplicarmos análises e persistência dos objetos derivados da classe "cliente" a cada desistência de compra. Com isso, poderemos entender mais detalhes do porque o cliente desistiu da venda.

Para ficar ilustrativo para vc esta questão do Estereótipo, na prática sabe quando vc está montando um carrinho de compras num site de e-commerce e não conclui a venda e quando está indo embora recebe uma mensagem do tipo "não vá ainda te damos um desconto de x%" ou então , depois recebe um email do site "vimos que vc se interessou pelo produto xyz", então temos uma oferta especial para vc....

Então neste caso por "debaixo dos panos" independente da tecnologia que está sendo usada, temos a implementação de um diagrama de atividades, para acompanhar o comportamento "padrão" do usuário/cliente e um estereótipo para trabalhar alternativas com os potenciais clientes que desistem da compra antes de finalizá-la.

Esperamos que estas definições e exemplos te ajudem a sanar sua dúvida e te abram novos olhares sobre as inúmeras "facilidades" que a UML, orientação a objetos nos permite em nossos soluções tecnológicas,

Bons estudos!

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