Olá, Rauan! Espero que esteja tudo bem por aí!
Observei seu código e pude perceber que a condição está fora do escopo da função principal draw(). Nesse caso o p5.js não irá entender essa informação e indicará essa exceção que o Pedro informou. Vou deixar o código com a estrutura condicional dentro da draw() para você testar no seu projeto, ok?
let inix = 200
let iniy = 200
let diam = 30
let velx = 4
let vely = -4
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
circle(inix, iniy, diam)
inix = inix + velx
//iniy = iniy + vely
if (inix > width ||
inix < 0 )
{
velx *= -1;
}
}
Outro ponto é em relação a nomenclatura das variáveis. É realmente muito bacana que você realize suas adaptações no código e já desenvolva seu estilo de escrita. No entanto precisamos ficar atentos às questões de boas práticas, uma delas é declarar as variáveis de forma legível, para que qualquer pessoa consiga ler e entender seu código. Nesse sentido, as variáveis inix
parecem meio confusas para mim, o que você acha de substituir por nomes mais acessíveis?
Exemplo de boas práticas para declaração de variáveis
Substituir a inix
por inicioDoXBolinha
ou pontoXBolinha
Ou até mesmo já incorporar o inglês nos seus códigos com uma variável chamada xBall
Além disso, outra boa prática para a linguagem JavaScript é nomear as variáveis com o CamelCase, ou o caminho do camelo, que é nomear variáveis com uma letra menor e outra maior para facilitar a leitura também.
Exemplo de Camel Case:
Substituir a velx
por velX
.
Fico à disposição, obrigada por compartilhar seu progresso e suas dúvidas conosco, isso só nos fortalece e ajuda a crescer!
Um abraço e bons estudos!