Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Escrevo códigos legíveis?

Eu já aprendi a lógica de programação, há algum tempo, assinei a Alura a poucos dias e decide reforçar a minha base. Nesse capitulo o professor bateu bastante a tecla em cima da legibilidade do código, e após fazer uma atividade pensei, "Meu código é legível só por que eu o escrevi ou realmente escrevi algo legível?". Então estou postando aqui a minha resolução de uma das atividades a fim de um feedback. (obs: sei que não fiz a atividade arisca, quis testar todo o que eu sabia sobre.) edit: O ultimo código é a resposta da atividade!

<meta charset="UTF-8">
<script>

function diferencaIdade (minhaIdade = 22, idadeIrmao){
        let dif = minhaIdade - idadeIrmao;

if(dif <= -1 ){
                dif = dif * (-1);
            }

return dif;
    }

document.write("Nossa diferença de idade é de " + diferencaIdade(72, 32) + " anos");
</script>

<meta charset="UTF-8">
<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

function mostra(frase) {
        document.write(frase);
    }

var minhaIdade = 18;
    var idadeIrmao = 15;

mostra("Nossa diferença de idade é " + (minhaIdade - idadeIrmao));
    pulaLinha();
</script>
1 resposta
solução!

Olá Gabriel, tudo bem?

Sim, seu código está legível. Instruções com ponto e vírgula, indentação correta, funções no início do código e espaçamento de linhas adequado. Parabéns!

Em relação à legibilidade do código tenha sempre em mente o seguinte princípio:

"O código é lido com mais frequência que é escrito. Você escreverá seu código uma vez e então começará a lê-lo quando começar a depuração. Quando acrescentar recursos a um programa, você gastará mais tempo lendo o seu código. Ao compartilhar seu código com outros programadores, eles também o lerão. Dada a opção entre escrever um código que seja mais fácil de escrever ou um código que seja mais fácil de ler, os programadores quase sempre incentivam você a escrever um código que seja mais fácil de ler."

Uma boa estratégia é seguir os conceitos Zen de Python. Apesar de ter sido escrito pela comunidade Python, essas ideias aplicam-se a diversas linguagens.

Bons estudos!