Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Escopo de variáveis

Boa tarde. Na atividade proposta nesta aula, a necessidade de que as variáveis que capturam o input sejam declaradas dentro da função anônima decorre do conceito de escopo de variáveis? Alguém poderia me auxiliar com mais algumas considerações sobre esse assunto (escopo)? Obrigado.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá Paulo, tudo bem com você?

Neste exemplo não foi bem esse o caso de escopo de variável, foi uma questão mais de quando iremos executar essas funções, mas vou te explicar melhor

Primeiramente esse código:

const input = document.querySelector('[data-form-input]');

Poderia estar no começo do nosso arquivo, assim como o botão, pois só precisamos encontrar esse elemento 1 vez na arvore de elementos :)

A grande questão problemática é esse código:

const valor = input.value

Se ele estiver fora do eventListener o que irá acontecer é que quando entramos no site os nossos scripts são executados, e neste momento, não há nada dentro do input, então para ter o valor correto, precisamos apenas quando há o click ir ver o que tem dentro do formulário (input.value), antes disso teriamos apenas valores que não são úteis para nós!

A grande questão de escopo é observar de dentro para fora, escopos mais internos, como de funções, têm acesso a valores que estão acima dela, por exemplo:

// Escopo 1
const numero = 50;

function somar(primeiroValor, segundoValor){
        // Escopo 2
    return primeiroValor + segundoValor + numero;
}

console.log(somar(10, 20))

A função somar tem acesso a variável número pois ela está em um escopo acima, portanto é visível e totalmente utilizável dentro da função

Mas o contrário não é valido, o Escopo 1 só tem alcance as coisas que estão no mesmo nível dele ou acima, nunca abaixo!

Então ele pode acessar a função, mas não tem acesso as variáveis que estão dentro da função

Por isso que o input não precisaria estar dentro da função, pois como está em um escopo acima é totalmente acessível, a questão realmente é o momento que queremos ver o que está dentro dele :)

Conseguiu Compreender?

Qualquer Coisa estou a disposição!!!

Abraços e Bons Estudos =D