Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Erros na Unity

Olá! Quando dou play na Unity estou tendo alguns erros:

1. Se inicio o jogo de cara andando para trás, minha personagem mostra certa resistência para entrar no Hotel Destruído, mas por fim acaba entrando e andando por baixo da cena. Já ajeitei o box collider várias vezes, mas isso sempre acaba acontecendo. (talvez seja o movimento de ir para trás, o de ir para frente também da problema, como explicitado no N°3)

2. Quando atiro meus zumbis não morrem. Acho que minha personagem olha pra cima por conta do mouse e acaba não atirando na direção correta. Não sei como ajeitar isso, revisei todos os códigos desde a primeira aula, e mínimos erros já foram concertados.

3. A personagem consegue andar no ar quando eu aperto para ela ir para frente, como se ela estivesse subindo uma rampa invisível.

4. Meu raycast não se movimenta quando eu pauso a aba de game. Minha personagem olha o mouse, mas ela não fica olhando reto como no vídeo. Ela olha pra inclinada cima a maior parte do tempo.

Espero que você possa me ajudar :)

7 respostas

Oi, Maria Eduarda, tudo bem?

Acho que pra dar uma olhada nesses problemas seria legal ter um .zip do projeto se puder subir ele num Dropbox, Google Drive, etc. publico e mandar o link aqui seria legal :)

A unica que consigo responder sem ver o projeto é a 4, o raycast não se movimenta mesmo com o jogo pausado. Tem que manter o Play e só trocar de janela, lembre-se de tirar o Play depois porque tudo o que você faz rodando o jogo é revertido no final.

Como faço para criar o .zip?

No Windows você clica com o botão direito na pasta do projeto, enviar para, comprimir.

solução!

Oi, Maria, dei uma olhada aqui:

1. No Rigidbody da personagem eu desmarquei as opções de FreezePosition com exceção do Y e isso parece ter resolvido as colisões. Eu também desci um pouco a colisão do chão e subi um pouco a personagem. Ela estava sempre colidindo com ele o que faz com que a física fique estranha.
  2. Esse é um problema de código, recomendo dar uma olhada no código do curso como referencia. O código do OnTriggerEnter está dentro do código do FixedUpdate isso faz com que ele não rode.
  3. Essa está relacionada há um erro no script. O seu script ainda tem o transform.Translate para se movimentar. Pode apagar essa linha e tirar a declaração da variável direcao ficando somente direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ); aí a movimentação usaria a física e ficaria melhor.

Sobre as outras coisas estão quase todas ligadas. Quando você abre a sua janela de Cena não tem um Gizmo no canto superior direito? Ele mostra para onde aponta o Z do mundo (azul), X do mundo (vermelho), Y do mundo (verde). Idealmente a personagem deveria apontar para o Z do mundo. Recomendo clicar em todos os objetos e zerar as posições em X, Y e Z e posiciona-los ou rotaciona-los depois.

A personagem principalmente deve ter o Y zerado da posição e as rotações zeradas. Assim o Raycast vai funcionar melhor e a física vai acontecer de acordo com o esperado.

Qualquer coisa estou por aqui.

Muito obrigada! Agora tudo está funcionando super bem :)

Yay! Qualquer coisa fala com a gente :)