Claro!
(não repare os comentários no código rsrs)
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement; // controle de cenas do jogo
public class ControlaJogador : MonoBehaviour
{
public float Velocidade = 10;
public LayerMask MascaraChao;
public GameObject TextoGameOver;
public int Vida = 100;
public ControlaInterface ScriptControlaInterface;
private Vector3 direcao;
private Rigidbody rigidbodyJogador;
private Animator animatorJogador;
private void Start()
{
Time.timeScale = 1; // Para o jogo sair do pause
rigidbodyJogador = GetComponent<Rigidbody>();
animatorJogador = GetComponent<Animator>();
}
void Update()
{
float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");
direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);
if(direcao != Vector3.zero)
{
animatorJogador.SetBool("Movendo", true);
}
else
{
animatorJogador.SetBool("Movendo", false);
}
if (Vida <= 0) // Jogador está morto? se sim, entra no if
{
if (Input.GetButtonDown("Jump")) // Usuário apertou alguma tecla do mouse?
{
SceneManager.LoadScene("SampleScene"); // Chama função que reinicia a cena do jogo
}
}
}
void FixedUpdate()
{
rigidbodyJogador.MovePosition(rigidbodyJogador.position + (direcao * Velocidade * Time.deltaTime));
Ray raio = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
Debug.DrawRay(raio.origin, raio.direction * 100, Color.red);
RaycastHit impacto;
if(Physics.Raycast(raio, out impacto, 100, MascaraChao))
{
Vector3 posicaoMiraJogador = impacto.point - transform.position;
posicaoMiraJogador.y = transform.position.y; // ambos ficarem na mesma altura (mira e altura do jogador)
Quaternion novaRotacao = Quaternion.LookRotation(posicaoMiraJogador);
rigidbodyJogador.MoveRotation(novaRotacao);
}
}
public void TomarDano (int dano) //metodo publico para controlar a quantidad de vida do personagem e será acessado por outros scripts
{
Vida -= dano; //tira 5 da vida do jogador a cada hit (dano)
ScriptControlaInterface.AtualizarSliderVidaJogador();
if(Vida <= 0) //Jogador está morto? se sim, entra no if
{
Time.timeScale = 0; //quando chamar esse método (zumba ataca jogador), ativara a função Time Scale que pausará o jogo. 1 jogo normal, 0 jogo parado, 2 jogo 2x mais rapido.
TextoGameOver.SetActive(true); //acessa o jogador para puxar o texto e somente aparecer na tela quando o jogador sendo atacado
}
}
}