Usando o modelo da aula de simulação de login e misturando com o jogo da adivinhação, eu resolvi criar um jogo que te dá mais 2 chances para adivinhar o número.
O problema é que quando a pessoa acerta da segunda vez ou quando não acerta de jeito nenhum, o programa não executa nenhuma ação, ele apenas para. Alguém saberia dizer onde está o problema?
<meta charset="UTF-8">
<h1>Tente adivinhar o número em que estou pensando:</h1>
<input>
<button>Pensamos o mesmo número?</button>
<script>
var numero = document.querySelector("input");
var numeroAleatorio = Math.round(Math.random() * 10);
console.log(numeroAleatorio);
function acertou(){
if (numero.value == numeroAleatorio || numero == numeroAleatorio){
alert ("SIM! Eu também pensei no número " + numeroAleatorio);
numeroAleatorio = Math.round(Math.random() * 10);
console.log(numeroAleatorio);
}
}
function errou (){
for (var tentativas = 2; tentativas > 0; tentativas--){
if (numero.value != numeroAleatorio && numero != numeroAleatorio) {
alert("O número em que eu pensei é diferente, mas você pode tentar adivinhá-lo mais " + tentativas + " vez(es).");
numero = parseInt(prompt("Digite um novo chute."));
}else if (numero == numeroAleatorio){
acertou();
break;
}else if (numero != numeroAleatorio && tentativas == 0){
alert("Você NÃO adivinhou e não tem mais tentativas. Eu pensei no número " + numeroAleatorio);
numeroAleatorio = Math.round(Math.random() * 10);
console.log(numeroAleatorio);
}
}
}
function verifica (){
if(numero.value == numeroAleatorio){
acertou();
}else{
errou();
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
numero.value = "";
numero.focus();
</script>