*Há dois problemas no estudo de caso apresentado, na verdade não no estudo, mas na aula. Vamos lá, *
“O diretor quis saber mais uma informação: qual foi o lucro com as vendas de bebidas engarrafadas?”
Foi desenrolado o texto, até que chegamos nessa parte,
“Nosso diretor não se ateve a um detalhe: o vendedor considera que "produto engarrafado" como todo aquele vendido em garrafas, sem importar se o material da garrafa é de vidro ou plástico.
...
Portanto, a conta correta seria:
R$ 1.452,772,61
(-) R$ 2.123,889,72
- R$ 671.117,11*
O resultado da conta, levando em consideração apenas as garrafas de vidro, resultaria em um prejuízo de - R$ 671.117,11.
Agora voltando aqui, em nenhum momento foi considerado qual o valor que o diretor julga correto, aliás, qual o conceito de “bebidas engarrafas”.
E levando em consideração que o setor de vendas já tem um pontinho com o diretor, na verdade o gerente quem devia adicionar o custo de produção total, vidros e plástico.
O segundo erro no texto é que embora considerem 2.diferentes definições para agregar valores aos produtos, o erro raiz foi novamente o conceito.