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resposta

Erro no estudo de caso.

*Há dois problemas no estudo de caso apresentado, na verdade não no estudo, mas na aula. Vamos lá, *

“O diretor quis saber mais uma informação: qual foi o lucro com as vendas de bebidas engarrafadas?”

Foi desenrolado o texto, até que chegamos nessa parte,

“Nosso diretor não se ateve a um detalhe: o vendedor considera que "produto engarrafado" como todo aquele vendido em garrafas, sem importar se o material da garrafa é de vidro ou plástico.

...

Portanto, a conta correta seria:

R$ 1.452,772,61

(-) R$ 2.123,889,72

  • R$ 671.117,11*

O resultado da conta, levando em consideração apenas as garrafas de vidro, resultaria em um prejuízo de - R$ 671.117,11.

Agora voltando aqui, em nenhum momento foi considerado qual o valor que o diretor julga correto, aliás, qual o conceito de “bebidas engarrafas”.

E levando em consideração que o setor de vendas já tem um pontinho com o diretor, na verdade o gerente quem devia adicionar o custo de produção total, vidros e plástico.

O segundo erro no texto é que embora considerem 2.diferentes definições para agregar valores aos produtos, o erro raiz foi novamente o conceito.

1 resposta

Oi, Anderson!

Desculpe por demorar a te responder.

Entendo seu ponto e, é justamente para resolver esse tipo de "discordância" nos conceitos que o Data Warehouse foi criado! A falta de unidade em um conceito em uma empresa é algo comum - afinal, cada departamento tem suas especificidades e os profissionais carregam sua própria bagagem teórica sobre o trabalho que desenvolvem.

No momento de construção de um Data Warehouse, o conceito será apenas um, de acordo com a decisão tomada pela empresa, e esse tipo de inconsistência deixa de ser um problema, sem que o trabalho de cada departamento tenha que sofrer mudanças custosas em seus processos internos.

Agradeço por compartilhar sua observação com o fórum! Espero ter contribuído com seu raciocínio.

Abraço.