2
respostas

Erro no codigo (conforme matéria do profesor) com a linha 89 e draw 40

Olá, meus amigos ! estou com a seguinte dificuldade:

ReferenceError: collideRectCircle is not defined

[sketch.js, line 89] "collideRectCircle" is not defined in the current scope. If you have defined it in your code, you should check its scope, spelling, and letter-casing (JavaScript is case-sensitive).

• Called from line 40 in draw().
  • tradução:
  • ReferenceError: collideRectCircle não está definido

"collideRectCircle" não está definido no escopo atual. Se você o definiu em seu código, verifique seu escopo, ortografia e maiúsculas e minúsculas (JavaScript diferencia maiúsculas de minúsculas). Erro na linha 89 em verificaColisaoRaquete() Chamado da linha 40 em draw()...

Li e reli o código. reescrevi por algumas vezes e continua dando erro... revisei pausadamente junto aos códigos do professor... alguém poderia me ajudar com isso. Se é algum erro simples que não estou percebendo...

Obrigado !!!

2 respostas

Olá Fábio, tudo bem?

Esse erro normalmente ocorre quando não importamos a biblioteca corretamente, portanto sugiro que reveja os seguintes pontos:

• Verifique se o arquivo foi extraído da pasta zipada corretamente.

• O arquivo foi chamado, no index.html, como mostrado na tela abaixo:

• imagem capturada dentro do dentro p5.js, a imagem exemplifica para o aluno, que a biblioteca tem que ser chamada dentro do index.html, podendo reparar o erro.
  • Deixo também como revisão o link do arquivo direto, que não precisa descompactar, e a aula para refazer os passos do professor.

Mas caso o erro persista peço que me envie o link do p5.js.

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

• Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Deixo abaixo um gif que exemplifica o procedimento de compartilhamento do código:

O gif ou uma série de capturas que dá uma impressão de vídeo, mostra uma tela do navegador que estar aberta na ferramenta p5.js, o gif serve  exemplificar para o aluno Gabriel Como ele pode compartilhar o link, o fundo da tela está todo acinzentado escuro em poucos segundos mostra algumas linhas de códigos que não é interessante para o aluno o mouse se direciona fazendo os seguintes comandos dentro da plataforma, aba arquivo que fica no topo da tela do p5, e depois compartilhar e clicar na terceira e última opção, nesse tutorial são abertos pequenos pop-ups que auxiliar a legibilidade do aluno para realizar os comandos, por fim o gif apresenta colando o link no fórum da comunidade alura

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado, mestre !!! eu passei por essa função quando precisei refazer o processo e não botei fé que seria isso... obrigado pelo esclarecimento !!!!