Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro de redação ou interpretação na alternativa A

Q: (...) De acordo com este cenário, quais das alternativas abaixo podem justificar essa distração:

a) "A rotina do Carlos é agitada e ele acha que fazer essas pausas para se distrair é saudável. [Não necessariamente, as distrações podem ter um impacto negativo porque ela tira o foco e concentração e o Carlos levará mais tempo para retomar suas tarefas e concluí-las. ]

"Carlos ACHA, que fazer essas pausas é saudável", dá a entender que ele está enganado, portanto ele não deveria realizar essas pausas.

A explicação da alternativa diz que fazer estas pausas causa um impacto negativo na produtividade de Carlos, portanto elas não devem ser feitas.

O engano de Carlos justifica a sua distração, portanto na minha visão a respota está correta.

Indo além, para esta questão estar errada, a alternativa deveria afirmar que as pausas para se distrair são saudáveis, então a negativa da explicação seria coerente.

E também: A alternativa B lê: (...) deixa as coisas para depois por sempre ter a sensação de cansaço. Isso está relacionado com a preguiça (...)

Porém preguiça é algo diferente da sensação de cansaço. Por definição:

preguiça pre·gui·ça sf 1 Pouca disposição para o trabalho; aversão ao trabalho; inação, inércia, mandriice. 2 Demora ou lentidão em fazer qualquer coisa; indolência, moleza, morosidade, negligência.

(Michaelis)

&

disposição dis·po·si·ção sf 1 Ação ou efeito de dispor. 2 Local em que algo ou alguém se encontra, se posiciona; localização, posição, situação. 3 Estado de espírito; ânimo, entusiasmo, humor. 4 Estado de saúde; condição física de uma pessoa.

&

cansaço can·sa·ço sm 1 Fadiga causada por excesso de trabalho, exercício ou doença; canseira, canso: “[…] caindo de fadiga, mas sem se queixar, nem se lhe trair a fisionomia o menor sintoma de cansaço” (AA1).

(Michaelis)

2 respostas
solução!

Oi Jardel,

Obrigada pelo feedback.

Você pode mandar essas sugestões através dos três pontinhos que fica do lado esquerdo da atividade, clicando na opção "Sugerir melhorias".

Tenho enviado as sugestões de melhoria sempre que acho cabível, porém optei por enviar este questionamento aqui no forum por se tratar de algo que outros estudantes possam ter interesse.

Muito obrigado pela prestatividade Priscila!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software