Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

erro com o mysql parou de funcionar

ola estou tendo um problema com o mysql, no outro topico ja havia conseguido solucionar o phpmyadmin, mas agora nao consigo iniciar o mysql pelo painel de controle do xampp, dando o erro que parou de funcionar, abaixo segue o log de erro:

https://gist.github.com/anonymous/294269ab6521f9705d787fc196243a37

parece que o mysql nao consegue achar as tabelas que criei, se puderem me ajudar.

10 respostas

Oi Sérgio, tudo bom?

Como o proprio erro diz, pode ser um problema de permissão ou um bug. De qualquer forma, podemos forçar a recuperação:

If the file system or the disk is broken, and you cannot remove InnoDB: the .ibd file, you can set innodb_force_recovery > 0 in my.cnf

Para isso:

• Abra seu arquivo my.ini (my.cnf no linux ou Mac)

• Procure por [mysqld]

• Abaixo de [mysqld] adicione: innodb_force_recovery = 1

• Inicialize o serviço do MySQL para realizar a recuperação

• Pare o serviço do MySQL

• Remova a linha do my.ini (innodb_force_recovery = 1)

• Inicialize o MySQL novamente =)

Qualquer problema é só falar.

Abraço e bons estudos.

obrigado Andre, segui os passos, consegui iniciar o mysql pelo painel, mas quando tiro o: innodb_force_recovery = 1 do my.ini o erro volta, então deixei a linha.

quando entro no phpMyAdmin, e tento acessar a database mercado, da o seguinte erro : #1932 - Table 'phpmyadmin.pma__tracking' doesn't exist in engine, e não consigo acessar as tabelas.

As tabelas do phpMyAdmin parecem estar com algum problema. Você pode encontrar o arquivo de criação dessas tabelas aqui.

A tabela pma__tracking mais especificamente:

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `pma__tracking` (
  `db_name` varchar(64) NOT NULL,
  `table_name` varchar(64) NOT NULL,
  `version` int(10) unsigned NOT NULL,
  `date_created` datetime NOT NULL,
  `date_updated` datetime NOT NULL,
  `schema_snapshot` text NOT NULL,
  `schema_sql` text,
  `data_sql` longtext,
  `tracking` set('UPDATE','REPLACE','INSERT','DELETE','TRUNCATE','CREATE DATABASE','ALTER DATABASE','DROP DATABASE','CREATE TABLE','ALTER TABLE','RENAME TABLE','DROP TABLE','CREATE INDEX','DROP INDEX','CREATE VIEW','ALTER VIEW','DROP VIEW') default NULL,
  `tracking_active` int(1) unsigned NOT NULL default '1',
  PRIMARY KEY  (`db_name`,`table_name`,`version`)
)
  COMMENT='Database changes tracking for phpMyAdmin'
  DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_bin;

Verifica se isso resolve, qualquer problema compartilha com a gente =)

o arquivo de criação esta idêntico ao meu, o problema continua, anteriormente quando estava tentando acessar o phpMyAdmin e nao tinha acesso, eu exclui os arquivos ibdata1 e ib_logfile da pasta do mysql, na tentativa de resolver o problema (como aqui:https://stackoverflow.com/questions/19211817/mysql-not-launching-on-xampp. Acho que fiz algo errado

Você chegou a fazer um backup desses arquivos?

No pior dos casos, você pode fazer um dump do seu banco e re-instalar o mysql também =)

sim, tenho o backup dos arquivos, mas mesmo quando eu copio de volta o erro de não startar o mysql pelo painel volta, como poderia fazer o dump e re-instalar o mysql?

Opa, para fazer o dump de uma tabela SQL em um arquivo você pode rodar o seguinte comando:

mysqldump -u seuUsuario -p database > /caminho/para/seu/arquivo.sql

o arquivo sql foi gerado, como devo re-instalar o mysql no xampp?

solução!

Acredito que seguindo o step-by-step de remoção(pelo gerenciador de programas)/instalação(pelo executavel mesmo) do xampp o ambiente esteja limpo novamente.

consegui restaurar, agora tenho acesso ao PhpMyAdmin e as tabelas, obrigado André.