7
respostas

Erro Cannot Get/ ???

PS C:\Users\vinic\OneDrive\Área de Trabalho\Websockets>
PS C:\Users\vinic\OneDrive\Área de Trabalho\Websockets> npm run dev

> websockets@1.0.0 dev
> node src/servidor.js

Servidor escutando na porta 3003
^C^CDeseja finalizar o arquivo em lotes (S/N)? ^C
PS C:\Users\vinic\OneDrive\Área de Trabalho\Websockets> npm run dev

> websockets@1.0.0 dev
> node src/servidor.js

Servidor escutando na porta 3003

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

7 respostas

Olá Vinicius, tudo bem com você?

Para aparecer o layout da página Alura Docs, o arquivo servidor.js deve estar com o seguinte código:

import express from "express";
import url from "url";
import path from "path";

const app = express();
const porta = process.env.porta || 3000;

const caminhoAtual = url.fileURLToPath(import.meta.url);
const diretorioPublico = path.join(caminhoAtual, "../..", "public");
app.use(express.static(diretorioPublico));

app.listen(porta, () => console.log(`Servidor escutando na porta ${porta}`));

A porta configurada no código é a porta 3000, então, devemos fazer o acesso da seguinte maneira:

http://localhost:3000/

Resultado:

Imagem que mostra o resultado da execução do projeto Alura Docs, que possui um formulário na tela

Também deixo a seguir as configurações feitas inicialmente no projeto.

Instalações:

npm init -y
npm install express@4

Arquivo package.json

{
  "name": "alura-docs-main",
  "version": "1.0.0",
  "description": "",
  "main": "index.js",
  "type": "module",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1",
    "dev": "node src/servidor.js "
  },
  "keywords": [],
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "^4.19.2"
  }
}

Peço que confira os códigos e configurações para deixar como mostrado nas mensagens acima e depois, tente novamente a execução do projeto.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

obrigado pela força eu vou descobri oque esta acontecendo , eu esqueci de mencionar a rota 3000 já esta sendo usada em outro projeto de API , por isso eu tentei na rota 3003.

Certo, Vinicius. Teste essas opções que te falei acima e se o error persistir, compartilhe o código do seu projeto completo para que eu possa investigar melhor a linha exata que está gerando o erro. Dessa forma, consigo te orientar melhor. Pode compartilhar via drive ou Github, o que for mais prático para você.

Fico à disposição. Bons estudos!

Eu não consegui encontra o erro, vou compartilhar o projeto Github: Viniciussalineiro

Olá Vinicius, tudo bem com você?

Baixei e executei seu projeto. A página do Alura Docs não aparece porque falta a pasta public, que foi configurada nesta atividade.

Para resolver:

  • Baixe o projeto inicial do curso neste link.

  • Será baixado um arquivo .zip, extraia os arquivos desta pasta. Clique sobre o arquivo baixado e selecione a opção Extrair Tudo.. e em seguida clique no botão Extrair

    Imagem que mostra a opção "Extrair aqui" e o botão "Extrair"

  • Após extrair os arquivos, copie a pasta public para o seu projeto. A estrutura ficará da seguinte forma:

    Imagem mostrando a estrutura do projeto dentro do VSCODE

  • Agora, execute novamente:

    npm run dev
    
  • Dessa forma, a página do Alura Docs aparecerá:

    Imagem que mostra o resultado da execução do projeto Alura Docs, que possui um formulário na tela

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade mesmo o servidor apresentado Servidor escutando na porta 3000, a pagina web aparece erro Cannot Get. o caminho do diretório público path.join esta certo, eu acredito que o erro não esta no código.

Olá Vinicius!

O erro continua a ocorrer porque sua estrutura de pastas não ficou da forma que eu apresentei nesta imagem:

Imagem mostrando a estrutura do projeto dentro do VSCODE

O correto é a pasta public estar no mesmo nível da pasta src e não dentro da pasta AluraDocs. Clique sobre a pasta public e arraste para que ela fique na estrutura correta. Exemplo em GIF:

Gif que ensina a mover pasta no VSCODE

Caso ainda ocorra algum erro, deixei o projeto correto da forma como deve ficar neste link. Faça o download, extraia os arquivos e execute:

npm install
npm run dev

Dessa maneira, aparecerá corretamente o layout do Alura Docs.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software