Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Erro ao migrar a aplicação para modulo do ES6

Ao efetuar a migração para o esquema de módulos do ES6 está dando a seguinte exceção:

system.src.js:5123 GET http://localhost:3000/traceur.js 404 (Not Found)
Z @ system.src.js:5123
(anonymous) @ system.src.js:5123
Promise.then (async)
s @ system.src.js:5123
i @ system.src.js:5123
a @ system.src.js:5123
Promise.then (async)
import @ system.src.js:5123
Promise.then (async)
Promise.then (async)
l @ system.src.js:5123
s @ system.src.js:5123
i @ system.src.js:5123
a @ system.src.js:5123
Promise.then (async)
import @ system.src.js:5123
(anonymous) @ (index):55
(index):56 Error: (SystemJS) Error: XHR error (404 Not Found) loading http://localhost:3000/traceur.js
    Error loading http://localhost:3000/traceur.js
    Error loading http://localhost:3000/js/app/boot.js
(anonymous) @ (index):56
Promise.catch (async)
(anonymous) @ (index):55
12 respostas

Boa noite, Rodrigo! Como vai?

Aparentemente o que está acontecendo é que vc está requisitando o arquivo traceur.js, localizando em http://localhost:3000 e ele não está sendo localizado, por isso o erro 404.

Esse arquivo existe realmente? Qual a localização dele?

Boa noite Gabriel,

Eu não sei a localização de tal arquivo até porque eu não o estou requisitando. Isso começou a acontecer depois da migração do projeto para módulos ES6.

Parecer ser alguma coisa vinculada ao system.js, mas eu não o conheço suficiente para ter certeza disso.

Quando pesquiso no Google sobre isso só retornam links relacionados com Angular e não é o caso aqui.

O problema é a não adequação dos módulos através do babel. O babel não fez as transformações necessárias. Daí o system.js tentará fazer a transcompilação no navegador através da biblioteca traceur. Como não há essa biblioteca, você terá esse erro.

Revise a configuração de babel no seu projeto e se todos os plugins de transformações necessários foram configurados.

Estou com o mesmo problema, já revisei as configurações e pesquisando não encontrei nada.

.babelrc

{
    "presets": [
        "es2015"
    ],
    "plugins": [
        "transform-es2015-modules-systemjs"
    ]
}

boot.js

import {NegociacaoController} from './controllers/NegociacaoController';
import {} from './polyfill/fetch';

let negociacaoController = new NegociacaoController();

document.querySelector('.form').onsubmit = negociacaoController.adiciona.bind(negociacaoController);
document.querySelector('[type=button]').onclick = negociacaoController.apaga.bind(negociacaoController);

Baixando o projeto final, vi esse trecho diferente na negociacaoController, modifiquei e agora funciona. Tirei o export da classe e adicionei o trecho abaixo:

let negociacaoController = new NegociacaoController();

export function currentInstance() {

return negociacaoController;
}

O código do projeto final segue o código do capítulo

https://cursos.alura.com.br/course/javascript-es6-orientacao-a-objetos-parte-3/task/20304

Chegou a conferir lá? Qualquer coisa nos avise.

Já revisei as configurações do Babel e não encontrei nenhum problema. Meu código já não estava exportando a classe e sim a função currentInstance como relatou o Henrique Andrade. No entanto, continua não funcionando.

Dei uma olhada no código gerado pela transpilação realizada pelo Babel e o código está exatamente como o do ES6, apenas foi criado adicionalmente o arquivo map.

Alguma dica para identificar o por quê de o Babel não estar transpilando, além das configurações do arquivo .babelrc?

Compartilhe seu projeto no git. Assim podemos ver com mais clareza onde está o problema. Fique tranquilo que mais de 4000 alunos terminaram o curso sem problema algum, vamos descobrir.

Rodrigo, eu percebi que havia comido bola legal numa coisa, verifique se não pode ser o mesmo. Como o SystemJS lé de "js/app/boot", no automático eu havia criado o boot.js na pasta js/app e não na js/app-es6.

solução!

Rodrigo, você criou o arquivo .babelrc com o nome errado, você adicionou um espaço entre o ponto e a palavra babelrc. Por isso o arquivo de configuração nunca foi encontrado.

Seu arquivo esta assim:

. babelrc

O correto é

.babelrc

obs: quando corrigir, outros erros apareceram, há nome de arquivos importados erradamente, ele lhe dirá no console do Chrome qual é o arquivo e de onde ele esta sendo importado.

Em NegociacoesView.js você fez assim:

import { currentInstance } from '../controlers/NegociacaoController';

A palavra controller esta escrita errada.

Em NegociacaoController, você esta importando um arquivo que não existe:

Esta assim:

import { NegociacaoView } from '../views/NegociacaoView';

O correto é:

import { NegociacoesView } from '../views/NegociacoesView';

Bom, superando a parte do .babelrc, o resto é só passar um pente fino à procura de erros de digitação.

Mais uma coisa, remova as importações de:

<script src="js/app/polyfill/es6.js"></script>
<script src="js/app/polyfill/fetch.js"></script>

Do index.html.

Sucesso e bom estudo!

Boa noite Flávio,

Cara esse detalhe no nome do arquivo me passou batido e eu nunca teria visto. Os demais erros foram bobeira minha.

Obrigado pela ajuda. Vocês da Caelum são os caras.