toda vez que tentei baixar um projeto desse curso eu tomo o mesmo erro
não sei mais oque faço
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
toda vez que tentei baixar um projeto desse curso eu tomo o mesmo erro
não sei mais oque faço
Olá Ricardo.
Tudo bem?
Esse erro geralmente ocorre quando a classe ContextException do Plexus não pode ser encontrada no classpath, o que normalmente significa que uma dependência necessária não está sendo resolvida corretamente.
Aqui estão alguns passos que você pode tentar para resolver esse problema:
O erro pode ser causado por uma dependência faltando ou não sendo resolvida corretamente.
Verifique se você tem a dependência correta do Plexus no seu pom.xml.
Se não tiver, você pode adicionar a seguinte dependência:
<dependency>
<groupId>org.codehaus.plexus</groupId>
<artifactId>plexus-context</artifactId>
<version>1.0-alpha-9</version>
</dependency>
Após adicionar, faça o Maven atualizar as dependências.
No IntelliJ IDEA, você pode clicar com o botão direito no projeto e selecionar "Maven" > "Reload Project".
Às vezes, o Maven pode ter problemas ao resolver dependências.
Tente limpar o cache do Maven com o comando:
mvn clean install
Ou, se estiver no IntelliJ IDEA, você pode clicar em "Build" > "Rebuild Project".
Certifique-se de que a versão do JDK que você está usando é compatível com o projeto.
Você pode verificar e configurar isso no IntelliJ IDEA nas configurações de "Project Structure" (Ctrl+Shift+Alt+S) e em "Project SDK".
Caso você esteja usando dependências de um repositório remoto, pode haver algum problema com a conexão de rede ou o repositório pode não estar acessível.
Verifique se seu pom.xml contém o repositório correto e se sua conexão com a internet está funcionando.
Se o erro persistir, tente atualizar o repositório de dependências no Maven. Para fazer isso, você pode tentar o comando:
mvn clean validate
Em projetos com muitas dependências, pode ocorrer conflito de versões de bibliotecas.
Tente rodar o comando abaixo para verificar as dependências conflitantes no seu projeto:
mvn dependency:tree
Isso pode ajudar a identificar e resolver problemas de dependência.
Analise as possibilidades acima e me envie um feedback.
Qualquer duvida comente ai.
Bons estudos.