Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

A anotação @DataJpaTest está inválida

Ola, tudo bem? Estou enfrentando um problema na hora de usar a anotação @DataJpaTest, quando vou declarar a anotação aparece um sublinhado em vermelho, provavelmente por não ter encontrado tal anotação, verifiquei no maven se estava faltando alguma depedência mas está tudo certo por lá. Também tentei fazer o import manualmente mas tambem ocorre um erro. Vou anexar os prints aqui:

dependencias maven

Print classe de teste:

Print classe teste repositoty

E também a anotação AutoConfigureTestDatabase não está funcionando, ocorrendo o mesmo erro que a @DataJpaTest. Desde já agradeço pela ajuda :)

2 respostas
solução!

Bom dia, André! Tudo bem?

Como não tenho acesso a 100% do seu arquivo pom.xml eu imagino que você criou um novo projeto e provavelmente está usando uma nova versão do Spring Boot, algo entre 4.0.2 a 4.1.0.

Tive esse pensamento, pois nas novas versões do Spring Boot os pacotes de testes foram desacoplados do teste geral do Spring Boot e agora há uma dependência de teste para cada pacote de dependência grande. E o JPA não é diferente como você pode ver abaixo:

<dependency>
    <groupId>org.springframework.boot</groupId>
    <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa-test</artifactId>
    <scope>test</scope>
</dependency>

Então o problema em si não é a annotation, mas sim de onde você está importando ela. Caso você tenha todas as coisas que cometei acima, versão 4 ou superior do Spring Boot e a dependência de teste do JPA, você precisa apenas mudar a importação para:

import org.springframework.boot.data.jpa.test.autoconfigure.DataJpaTest;

Espero ter esclarecido e caso tenha mais problemas fico à disposição!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Iae Armano, coloquei a depedência que vc me indicou e funcionou agora, muito obrigado pela ajuda :)