Bom dia,
estou utilizando o node na versão 17.7.1 e ao realizar separação das classes e rodar o código, rodou normalmente.
Na versão atual que estou utilizando o node, não se faz mais necessário utilizar os comandos export e import e json?
Bom dia,
estou utilizando o node na versão 17.7.1 e ao realizar separação das classes e rodar o código, rodou normalmente.
Na versão atual que estou utilizando o node, não se faz mais necessário utilizar os comandos export e import e json?
Olá Ygor, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em lhe responder.
O uso das palavras-chave import
, export
se faz necessário quando estamos trabalhando com a importação de classes, variáveis ou funções, caso não seja utilizada será elevado erro. A sintaxe utilizada será:
import { classeImportada } from "NomeDoArquivo.js";
Já no arquivo que exportará a classe deverá conter o uso da palavra-chave export
, como no exemplo abaixo.
export class Cliente {
nome;
#cpf;
}
Quanto ao arquivo package.json ele receberá as configurações de execução de um projeto em javaScript, o campo type
será responsável para definir que os arquivos .js
do projeto sejam carregados como módulos. Evitando assim que seja elevado erro de tentativa de uso das palavras-chave import
, export
forma de um módulo.
Os erros de importação serão apresentados quando for desrespeitado as regras de importação de classes e funções no JavaScripts. Como ao executar o seu código não foi apresentado erros, isso indica que as regras de importação foram respeitadas. Mas, caso suspeite que o código esteja funcionando sem que ocorra o uso do import
, export
e package.json, você pode compartilhar o projeto completo assim poderei realizar testes e simulações com ele.
Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado, recomendo a leitura do artigo abaixo, onde será bordado com detalhes sobre a importação e exportação de módulos, será apresentado também o uso da extensão .mjs
para sinalizar ao node.js
que o arquivo é um módulo.
Abraços e bons estudos.