Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Era uma vez uma bolinha que virou um bolão!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        var raio = 10;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 20; // raio agora passa a valer 30!
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>

A ideia desse código é fazer uma bolinha com o raio de 10 com o clique do mouse e quando eu clicar com o mouse segurando o shift aumentar para o raio de 30, mas não está funcionando o código dado pelo tutorial 5 da aula lógica programação prática com desenho e animações em jogo =/.

3 respostas

A declaração da variavel raio está dentro da função. Sempre que esta é executada o valor do raio volta para 10.

Desa forma a bolinha sempre será do mesmo tamanho

Sua análise está correta, a questão agora é que ele sempre fica aumentando +20 na bolinha a cada bolinha colocada no canvas.

solução!

O código está funcionando perfeitamente, talvez tenha algum erro de digitação no seu código. Mas este que foi apresentado está funcionando. Copiei e colei e quando se pressiona o SHIFT, a bolinha é feita com o raio 30, e basta soltar o botão para a bolinha voltar a ter raio 10.