Olá a todos, gostaria de compartilhar uma história curiosa sobre minha entrevista em uma grande empresa de tecnologia, onde ainda trabalho.
Tudo começou quando uma amiga, que havia recusado a vaga, sugeriu que eu seria uma boa indicação para a posição. Com essa recomendação, fui chamado para a entrevista. Na época, eu estava bastante inseguro sobre minhas habilidades em JavaScript, algoritmos e conhecimento em ferramentas de rastreamento como Facebook Pixel, New Relic, Google Ads, Google Analytics, entre outras.
A entrevista foi presencial, e ao chegar, fui recebido pelo líder da operação, que me informou que a última etapa seria uma conversa com ele. Inicialmente, participei de uma prova técnica, onde fui surpreendido quando o entrevistador começou a falar francês comigo. Ele fez perguntas sobre meu currículo, experiência com PHP/Python, além de curiosidades e hobbies. Após afirmar que meu francês estava adequado para a vaga, ele encaminhou a próxima etapa para testar meu espanhol.
O segundo entrevistador, o analista de qualidade, conduziu uma conversa em espanhol por cerca de meia hora. Como desafio, ele pediu que eu orientasse alguém leigo a instalar um aplicativo no celular, passo a passo, falando exclusivamente em espanhol. Apesar do nervosismo devido ao meu sotaque argentino, a entrevista transcorreu bem, e o entrevistador aprovou meu desempenho, indicando a próxima fase por vídeo chamada.
Durante a videochamada, uma pessoa se apresentou em inglês, mas surpreendentemente queria testar meu russo. Tivemos uma breve conversa em russo, e depois, um colega dele entrou para uma entrevista em inglês. Esse colega era Indiano com um sotaque bem carregado, e ele avaliou meu inglês. A surpresa continuou quando outra pessoa entrou para falar em italiano, conduzindo mais uma parte da entrevista nesse idioma.
Finalmente, o verdadeiro entrevistador, o líder da operação, apareceu. Ele explicou que realizou essas etapas inusitadas porque muitas pessoas mentem em seus currículos. A conversa final foi descontraída, abordando meus objetivos, o que me fazia feliz e minha transição da segurança da informação para o suporte. Hoje, sou líder de uma equipe dentro da operação, lembrando-me sempre dessa experiência única e diversificada durante a entrevista.