2
respostas

Entrando no mercado de trabalho

Olá colegas de estudos.

Estou completando 27 anos este ano e coloquei como meta que antes dos 30 anos estarei trabalhando na área de desenvolvimento C#. Trabalho há dez anos no mesmo escritório( nada haver com desenvolvimento ), ganho um salario relativamente bom comparado com a realidade atual do mercado, e sendo casado é difícil abrir mão de um salario bom para arriscar, devido a isto nunca sai da minha zona de conforto. Demorei muito tempo para começar meus estudos, estou começando "velho", mas nunca é tarde para mudanças. Estou na parte 9 de C# estudando todos os dias, após terminar a formação de Desenvolvedor .NET pretendo fazer Xamarin ou Desenvolvedor Unity ( meu sonho desde criança é desenvolver jogos ).

Gostaria de algumas dicas de quem já está trabalhando na área, de como começar. Sempre entro no hipsters.jobs para ver as vagas e sempre levo um susto pois o que eles solicitam de conhecimento eu penso que vou levar mais 27 anos para aprender.

Desde já agradeço o auxilio de todos.

2 respostas

Tudo bom Murilo?

Bem, tudo deve ser levado em consideração no seu caso, é importante pesar as responsabilidades e a situação financeira.

Tenho 2 anos efetivos de experiência como programador, e mais 1 anos como freelancer, mesmo antes de começar a trabalhar, ainda no ensino médio, já programava.

Nunca é tarde, mas procure se informar sobre o salário e as áreas de atuação mais importantes na tua região. Você pode utilizar o LoveMondays para mapear os salários.

Pontos importantes a serem considerados. Se tu gosta e tem essa paixão em trabalhar como programador, busque o que for necessário para aprender. Você pode começar nessa área buscando algumas coisas para o teu currículo e que contribuam também na prática.

Aprendendo utilizar o GitHub, por exemplo, você pode criar projetos open-source e também contribuir com outros projetos, isso vai te treinar a ler código de outras pessoas e entende-los(na maior parte das vezes). Além disso, recomendo participar de alguns eventos como Hackathon, em muitos deles você pode se destacar e fazer um NetWorking com os participantes. O freelance também é bacana, contribui muito para o auto-aprendizado. Se tiver oportunidade, pode desenvolver sites gratuitamente para colegas e amigos para que sirva como experiência também.

É basicamente isso, boa sorte!

Olá Murilo!

Primeiramente queria te dar parabens por buscar algo diferente e ir atrás do seu sonho!

Isso realmente é muito incrivel e tenho certeza que você irá conseguir chegar lá.

Idade não é um problema, pode ter certeza disso, nesse ritmo que você está, antes dos 30 já estará com o emprego sonhado.

Umas dicas que eu lhe dou:

1 - Termine o curso que está fazendo, te dará uma base essencial para você atuar como desenvolvedor;

2 - Como você quer se tornar um desenvolvedor de jogos eu recomendaria pular o Xamarin e focar no Unity pois com ele você também consegue criar jogos mobile;

3 - As vagas pedem muita coisa, isso é fato. E até quando você tiver 10 anos de experiencia com C# você ainda achará muito o que é pedido. O segredo é encarar: Pegue uma vaga e veja se você sabe pelo menos 1/3 de tudo aquilo. Envie seu curriculo;

4 - Muitas empresas te darão testes antes da entrevista. Ai está a chave! Esses testes te ajudam muito a saber em que nivel está. Te ajudam a saber o que precisa estudar. Pode ser que você consiga realiza-los e partir para o proxima etapa. Pode ser que não e isso te fortalecera ainda mais. Você poderá ver quais os pontos que foi bem e os pontos que precisa melhorar;

5 - Caso não passe num processo, não desista! Continue enviando curriculos. Persista! Uma hora vem uma vaga que se encaixa no seu perfil e você estará preparado;

6 - Participe de grupos no Facebook sobre C#, se for possivel, compareça em Meetups da sua cidade (são palestras que fazem para falar sobre determinada tecnologia), mantenha seu LinkedIn atualizado (muito importante), mantenha seu GitHub atualizado (extremamente importante, coloque os seus códigos do curso de C# lá, alguns recrutadores contratam só de olhar pra forma como você programa);

7 - A maioria das siglas das vagas que nos amedrontam rodam uma linguagem por debaixo dos panos (no caso, C#). Algumas empresas não ligam se você sabe ou não aquele framework, eles se importam se você sabe usar bem a linguagem. Alguns lugares te dão uma prova conceitual sobre a linguagem, te pedem pra fazer algum algoritmo com ela, se você for bem você passa e eles te treinam no Framework após ser contratado.

Te desejo muito sucesso nessa carreira! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software