4
respostas

Empecilho do modelo Waterfall ou Cascata.

O modelo em cascata possui alguns problemas conhecidos, mas um empecilho que enxergo é o fato de que o levantamento de requisitos é feito todo de uma vez e parte-se para as demais fases (projeto, codificação, etc) sem ter interação com o cliente. Então quando o cliente recebe o projeto concluído ele não só desejará fazer diversas alterações como algumas das idéias que ele teve podem se mostrar inadequadas para seu negócio no momento em que ele as verifica. Isso tende a gerar muito retrabalho e insatisfação, resultando em desperdício de recursos, uma vez que alterações após todo o software estar pronto são muito custosas.

4 respostas

Oi Denivaldo!

Muito bom! Sua resposta está bem alinhada com o esperado, pois dentro do Processo de desenvolvimento do Software as coisas mudam através de feedbacks do cliente, promovendo uma alteração no fluxo estabelecido no começo, e no Modelo Waterfall isso não seria possível, visto que cada fase já foi pré-estabelecida.

Bons estudos e continue a compartilhar suas respostas, adoramos aprender com você.

O modelo WALTERFALL é adequado para engenharia civil, pois a fase de análise coleta dados para elaboração da planta e mesmo que a empresa de engenharia adote outro método na gestão de execução, o modelo WALTERFALL ainda prevalecerá, pois uma fase dependerá da finalização da anterior para ser iniciada. Na gestão de software, muitas fases podem ser executadas simultaneamente, em se tratando de automação de processos, estes podem mudar e o sistema também precisará mudar para se adequar a realidade.

O modelo Waterfall (cascata) tem como principal empecilho ao ser utilizado para desenvolver projetos de software, o fato de não ser um framework adaptativo, ou seja, não ser receptivo a mudanças no escopo do projeto ao longo do seu ciclo de vida.

Outro grande problema do Waterfall se aplicado no desenvolvimento do software seria a demora no retorno do investimento do cliente ( sem levar os atrasos no projeto). Se, por exemplo, fechar um projeto para entrega em 18 meses, o cliente só vai começar a ter o retorno do investimento ao final do desenvolvimento do software. Contudo, se aplicar ao scrum seria possível uma entrega escalonada , com feedbacks constantes do próprio cliente ( gerando maior valor junto ao mesmo) aliado a um retorno rápido do investimento com baixo retrabalho do produto a ser entregue.