1
resposta

Em Python a variável só passa a existir quando atribuímos um valor

Em Python a variável só passa a existir quando atribuímos um valor. Não consegui entender/acompanhar o raciocínio por trás dessa afirmação. gostaria de entender melhor o que pode ser considerado um valor, já que nos primeiros exemplos a variável atribuída era um nome.

>>>pais =  "Brasil"
1 resposta

Oi Ana! Tudo bem com você?

O que acontece, é que em algumas outras linguagens de programação, como, por exemplo C, Java e C#, para declarar uma variável, você não precisa obrigatoriamente atribuir um valor a ela, entretanto, precisa declarar seu tipo, observe:

int x;

Nesse exemplo, observe que estamos declarando uma variável do tipo int (inteiro), mas não estamos atribuindo nenhum valor à ela. Você até poderia atribuir um valor a ela se quisesse, no entanto, não é necessário que esse valor seja atribuído para que ela já passe a existir. Esse tipo de declaração é proveniente de linguagens que possuem a chamada tipagem estática.

Mas, no caso do Python, para criar uma variável, não precisamos especificar seu tipo, mas é necessário que seja atribuído um valor a ela:

x = 'País'

Esse valor a ser atribúido a ela pode ser um número qualquer x = 5, uma string (palavra) x = 'Brasil' e também uma string vazia x = ''. Tipos de declarações como essas são características de linguagens com tipagem dinâmica.

Caso queira entender um pouco mais sobre tipagem de variáveis, você pode clicar aqui

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?

Bons estudos!