3
respostas

É valido ou não é válido? O programa da Kellen

Ambos estão corretos, a questão é se visivelmente vai ser entendido o calculo.

Pois no primeiro caso, o mostra informa os valores para ser calculados, não gardando a informação

    function calculaImc(altura, peso) {

        return peso / ( altura * altura );
    }

    mostra("O meu IMC é " + calculaImc(1.63, 48));

Já na segundo caso temos o var para guarda a informação, para ser mostrada

    function calculaImc(altura, peso) {

        return peso / ( altura * altura );
    }

    var imcCalculado = calculaImc(1.63, 48);
    mostra("O meu IMC é " + imcCalculado);
3 respostas

Bom dia Italo,

Isso depende muito da maneira de pensar de quem está desenvolvendo.

Obviamente sacrificar a legibilidade do código não é uma boa prática visto que a maioria dos projetos são feitos em equipe e seu código vai precisar ser lido e entendido por outros desenvolvedores ou até mesmo por você mesmo no futuro e um código com baixa legibilidade é menos manutenível.

Mesmo sendo um exemplo simples, a segunda opção é mais legível do que a primeira porque o nome da variável deixa explícito a sua função no código.

É claro que tudo é questão de parcimônia também, tudo depende de como o desenvolvedor pensa e também de como é o alinhamento da equipe que está trabalhando no projeto.

Espero ter ajudado.

Bom dia!

Muito boa explicação.

@Danilo, uma pergunta além, na situação que você mencionou da equipe e num contexto de segurança de software, os valores aparecerem como no código abaixo, o Math.round, coloquei por conta própria, não seriam uma brecha neste sentido?

mostra("O meu IMC é: " + Math.round(calculaImc(1.63, 48)) + ".");

Sucesso à todos!

Boa tarde,

No que se refere a segurança da aplicação isso não é um problema, agora dependendo da regra de negócio e da necessidade do cliente isso PODE vir a ser uma inconsistência, mas tudo depende de como o cliente quer o dado formatado.

Espero ter ajudado.