eu queria saber se posso usar assim
<script>
function pulaLinha() { document.write("<br>") }
</script>ou é uma convenção usar do outro jeito?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu queria saber se posso usar assim
<script>
function pulaLinha() { document.write("<br>") }
</script>ou é uma convenção usar do outro jeito?
Eae Leandro, tudo beleza?
Então cara, pra saber se funciona é só testar...
Agora, se é uma boa prática, já são outros quinhentos.
Não é recomendado que seu código fique muito encolhido. Imagina comigo, se daqui 3 meses você pega teu código de novo, cheio de função assim, tudo coladinha, sem você conseguir definir facilmente onde começa e onde acaba a outra, vai acabar virando uma bagunça.
E além do mais, existem outras formas de declarar funções que você ainda deve vir a aprender no decorrer dos seus estudos que em algumas situações podem ser muito mais práticas, mas que ainda assim, devem ser usadas com cautela. Por cautela, eu quero dizer que, o uso delas deve fazer algum sentido, e não ser só usada pra poupar algumas linhas de código.
Enfim, espero ter ajudado! Bons estudos!
Excelente resposta! Obrigada Abraão!
Oi Maristela, não é recomendado, pela única questão da indentação do código. Não sei se você já eu sobre isso, ou se ainda será apresentado. É basicamente, você usar o tab, para indicar que essa ação (documente.write) está dentro do pularLinha.
A questão da indentação é fundamenta para o "leitor" do programa entender o que você está querendo comunicar. Eu sei que no começo, essa visualização é muito mais atraente que colocar um embaixo do outro, mas com o tempo e a prática, você vai notar como a indentação salvará sua vida.
Existem algumas linguagens de marcação, que não usam indentação, como o markdown. Te juro, quando comecei a usar, eu quase desistir só devido isso, se tornou muito habitual para mim.
Além disso, eu acho que você tá usando a IDE Sublime, toda vez que você abre uma {} chave, ele forma uma linha bem fininha até o a chave final. então, você consegue ver que o conteúdo da chave começa em um ponto e vai até o fim daquela chave.:
function pulaLinha() { | document.write("") | }
ficando +/- assim. Tenta observar da próxima vez...
muito boa as explicações, obrigado!