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É possivel com a love2d fazer um jogo de plataforma?

Ola que vi o curso, queria saber se a love2D, seria possivel fazer um jogo de plataforma2D? se sim como eu poderia fazer a gravidade? e como tratar a colisão com o cenario? além do scrroling? muito obrigado

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Olá Arion,

Você consegue fazer praticamente qualquer tipo de jogo com a Love2D.

Fazer um jogo de plataforma 2D é um bom desafio e você vai precisar lidar com várias questões como essas que você levantou. Vou dar uma visão geral e algumas dicas mas recomendo que você consulte esse tutorial da própria Love2D dando algumas direções de como começar um jogo de plataforma: https://love2d.org/wiki/Tutorial:Baseline_2D_Platformer

Vamos às suas perguntas:

  1. Gravidade: Para simular a gravidade você pode fazer algo bem simples como atualizar a cada quadro do jogo a coordenada Y de todos os seus objetos fazendo com que eles desçam. Claro que nesse caso você precisa além de atualizar a coordenada, verificar se o objeto encostou em algum objeto do cenário para então interromper a queda.

  2. Colisões com o cenário: Para representar o cenário, é uma boa ideia tem uma matriz representando cada bloquinho que compõe a fase do seu jogo. Sempre que algum movimento tiver a posição atualizada, você precisa verificar se a nova posição dele se sobrepõe a algum bloco do seu mapa. Para fazer isso geralmente utilizamos uma simplificação da colisão, imaginamos que o objeto e os blocos do mapa são retângulos e só verificamos se existe sobreposição entre eles. Aqui tem um artigo legal sobre colisões: https://www.toptal.com/game/video-game-physics-part-ii-collision-detection-for-solid-objects

  3. Scrolling: O scrolling pode ser feito mantendo um objeto pra guardar a posição da câmera do jogo. Com base na posição da câmera, você desenha somente a parte do mapa que é está sendo vista naquele momento. Conforme o jogador se move, você vai atualizando a posição da câmera e com isso você tem o efeito do scrolling.

Recomendo que você acompanhe os cursos de RPG em Lua pois lá você vai ter uma ideia de como implementar essa questão da câmera e também as colisões:

https://www.alura.com.br/curso-online-desenvolvimento-de-jogos-com-lua

https://www.alura.com.br/curso-online-lua-criando-mapas-e-ataques

Muito obrigado vou dar uma olhada no curso de RPG.. mas queria entender.. porque no curso de RPG não é usado a love2D ? e sim o TIC-80 ? ele é mais fácil que a love2D?

E tudo oque eu aprender com o curso de RPG consigo aplicar a love2D ?

Muito Obrigado

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