Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvidas técnicas

Fala mestre, beleza?

Tenho duas dúvidas técnicas referentes alguns aspectos de código:

1 - Em vários treinamentos você não usa o sufixo "Interface" em nomes de interfaces. Você não utiliza o sufixo por didática ou por que não é realmente uma recomendação?

2- Para salvar os itens orçamentáveis você utilizou um array simples e para o escopo do problema que é bem simples atende bem. Nesses casos que envolvem armazenamento de objetos, quase sempre, costumo fazer uso da classe SLPObjectStorage de alguma forma. Caso precisássemos, por exemplo, salvar o nome do item como um índice a ser pesquisado e realizar outras operações (como saber se já tenho aquele item adicionado) você adotaria o ObjectStorage, continuaria fazendo uso de um array ou adotaria outra estratégia? A minha curiosidade é por que a SPL parece dar soluções prontas para várias coisas mas vejo muito pouco usada (talvez por eu não ser um profissional ainda).

4 respostas
solução!

Fala, Diego!!

  1. Não uso porque isso seria vazar um detalhe de implementação. Um método ou função que recebe um repositório de alunos por parâmetro, por exemplo, não precisa saber se isso é uma interface, classe abstrata ou concreta.
  2. Boa, Diego. Utilizar estruturas de dados específicas é sempre recomendável. As estruturas de dados da SPL possuem alguns problemas na interface que não me agradam, então se eu tenho a opção de escolher, utilizo a DS (https://php.net/ds). Mas sim, a SPL é subutilizada nesse ponto. Espero que a DS seja mais utilizada pra esses casos...

Valeu mestre.

Eu achava que era recomendável por o sufixo "Interface", obrigado por esclarecer.

Sobre a DS, já tinha lido sobre ela mas nunca parado para estuda-la ou usá-la, agora que você falou vou começar a olha-la com mais carinho. Eu gosto bastante da parte dos iterators da SPL, vc consegue dar comportamentos para arrays recursisvos, entre outras coisas, mas admito que os nomes das classes são bem toscas e mal documentadas tb.

Abraço!

Também curto bastante os Iterators. Da uma olhada na talk que eu dei nesse evento: https://youtu.be/ParfIvE8vGE

Na descrição tem o momento em que eu começo a falar.

Show!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software