Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvidas sobre JIT Compilation

Alguns conceitos ficaram um pouco confusos pra mim, por exemplo, o conceito de JIT, não entendi muito bem ao certo e achei que a explicação foi muito direta. O pouco que eu entendi é que ele compila alguma função ao mesmo tempo que executa o programa, mas o NodeJS, que é baseado no V8, funciona dessa forma? Pensava que ele apenas interpretava linha por linha do código e executava, não entendi ao certo, consegue dar exemplos técnicos, porém ainda de fácil entendimento? Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi, Thiago, tudo bem?

O JIT (Just-In-Time) é uma técnica de compilação utilizada em linguagens de programação interpretadas para melhorar o desempenho da execução de código. Em vez de traduzir o código-fonte para código de máquina antes de executá-lo, o JIT compila o código sob demanda durante a execução do programa. Ou seja, imagine que você tenha que ler vários livros, você não irá ler todos de uma só vez, mas sim irá ler algumas partes mais importantes naquele momento, o JIT vai agir da mesma forma, conforme as demandas forem aparecendo ele irá compilar o código solicitado. O uso desta técnica é importante para aumentar o desempenho da linguagem de programação, economizar memória do dispositivo utilizado, dentre outros.

Algumas linguagens de programação populares, como Java e .NET, usam o JIT como parte de seus ambientes de tempo de execução para melhorar o desempenho do código. No caso de programas pequenos, por exemplo, o JIT não é muito utilizado, visto que não oferecerá tantas melhorias de desempenho.

Quanto ao NodeJS e o V8, você está correto em dizer que o V8, que é o motor JavaScript do NodeJS, interpreta o código JavaScript linha por linha. No entanto, o V8 também utiliza a compilação JIT. Ele compila o JavaScript em código de máquina antes de executá-lo, em vez de usar um interpretador. Isso permite que o V8 execute o JavaScript muito mais rapidamente do que se estivesse apenas interpretando o código.

Vamos a um exemplo prático: imagine que você tem uma função que é chamada várias vezes em seu código. Na primeira vez que a função é chamada, o V8 compila o código da função em código de máquina. Nas chamadas subsequentes da função, o V8 pode simplesmente reutilizar o código de máquina compilado, em vez de ter que interpretar a função novamente. Isso economiza tempo e torna a execução do seu código mais eficiente.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software