Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas sobre a carreira em Game Develop

Boa noite Henrique, tranquilo?

Queria um conselho da sua parte quanto ao que fazer para adentrar ao mercado de Game Develop, você acha melhor eu continuar desenvolvendo pequenos projetos sozinhos para criar um portifólio, ou melhor procurar alguma faculdade técnica ou bacharelado na área?

Eu gostei bastante do conteúdo da Alura e pretendia "Zerar" essa parte da unity pelo menos e seguir aprendendo o que for necessário para o meu desenvolvimento (arte, musica, etc). E pensei também, além de melhorar o jogo de Apocalipse Zumbi, criar alguns projetos pessoais. Você acha um bom caminho?

Desde já agradesço a atenção, e parabens pelo ótimo conteúdo do curso.

3 respostas

Oi, Rodrigo, tudo tranquilo e contigo?

Pergunta difícil ein? Você quer trabalhar com programação ou arte pra jogos? Vou inferir que é programação mas se não for depois você me conta.

Tudo depende, acho que portfólio é essencial SEMPRE, mesmo você sendo graduado vai ser muito difícil conseguir um emprego sem ter portfólio. Dito isso ainda acho legal ir pra faculdade se você está começando, porque a faculdade é um bom lugar para conhecer pessoas, fazer contatos e aprender.

Se seu foco for programação eu acho que maioria dos cursos de Jogos vai focar bem mais na parte artistica, mas você pode procurar algum com foco em programação se encontrar. Então a maioria das pessoas programadoras que eu conheço fez alguma faculdade relacionada a programação e isso ajudou na área de jogos indiretamente. Porque pra jogos você vai precisar de tudo que normalmente se vê numa faculdade de programação algebra, trigonometria, física, calculo, etc.

Além disso você vai ter um entendimento maior de baixo nível, compiladores, design patters, estrutura de dados, algoritmos, que vão te ajudar bastante. Isso não vai te ajudar só na área de jogos mas em qualquer área relacionada a programação. E aí você vai estudando sobre jogos no meio tempo (e experimentando outras coisas como 3D, eu acho legal uma pessoa que quer programar pra jogos ter o entendimento básico do que é e como exportar / importar) e aprendendo cada vez mais.

Eu particularmente fiz faculdade de jogos mas no começo da minha carreira eu trabalhava com programação dentro do software 3D então na época isso me ajudou muito. A medida que fui migrando mais e mais pra área de programação eu tive que ler todas a literatura e construir a base que uma faculdade tradicional me daria porque começa a ficar cada vez mais importante. Além disso é sempre importante estar aprendendo, sempre tem algo novo todo dia pra aprender.

Acho que não tem resposta certa, independente do caminho o negócio é se esforçar e perseverar pra encontrar aquilo que tú gosta de fazer.

Eu sinceramente estava focando na área de programação, porque já é onde eu trabalho, só que no caso estou trabalhando com Web Development, acho a parte artistica bem interessante também, só não tenho o talento, ainda kkkk.

Estava um pouco recioso para começar uma faculdade, pois já trabalho 40 horas por semana, não sei se conseguiria um bacharelado com o resto do tempo que eu tenho, talvez um técnico daria certo.

Bom, no momento realmente estou focando em familiariade com o Unity, vi que no Brasil existem algumas oportunidades, como na Afterverse, na Playkids, ou em alguma empresa menor. Estou tentando correr atrás, me canditatei a um Bootcamp com uma empresa para desenvolver junto com os profissionais que lá trabalham, mas ainda fico um pouco perdido quanto a que caminho seguir.

Mas agradeço o conselho. Acho que o caminho agora é ir refinando meus conhecimentos na área que estou interessado (no momento Unity e C#), acho que nesse mercado de trabalho não tem como existir um desenvolvedor "FullStack" kkkkk que cuida da Arte, Música, programação, GameDesign, ao menos que seja um projeto pessoal.

solução!

Como você já está inserido na área imagino que é o que você falou mesmo. Correr atrás e ir aprendendo, tem muito material por aí então é consumir e ir montando portfólio. Eu também não tenho muito talento pra arte mas aprender o básico do básico mesmo me ajudou a aprender sobre como colocar modelos na Unity, topologia de triangulos, identificar erros, achei bem proveitoso pra poder comunicar com os artistas sobre o que parecia estar errado.