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Duvidas Scrum

1 - O P.O pode ser/não deve ser um cara externo vindo da empresa do cliente? Deve necessáriamente fazer parte da empresa de desenvolvimento?

2 - Onde entra os requisitos que não entram dentro da história? Ex.: Eu como vendedor preciso cadastrar um cliente para realizar uma venda. Neste caso podem haver algumas regras de negócio, onde elas entram?

3 - Se o time decide o que vai fazer, o que acontece se ninguém assume determinada tarefa, quem toma a decisão de quem irá fazer? Assumindo que nem sempre o time estará engajado a ponto de se resolver e dividir as tarefas de forma fácil e clara.

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Ola, Julio Silva !

Item 1 - O P.O. não necessariamente deve ser um cara de fora que venha da do cliente OU que seja da equipe de desenvolvimento. O P.O. TEM e DEVE ser capaz de: Definir os itens que compõem o Product Backlog e PRIORIZAR-LOS na Sprint Planning Meetings.

Certo ? Nesse cenário, levando em consideração as dificuldades de se adotar o AGILE, muitas vezes sim quem faz isso é UMA PESSOA da esquipe de DESENV. que atua com essa atribuição.

Item 2 - Os requisitos PODEM ser tratados como funcionais e não funcionais. Lembrando que o P.O. deverá trazer todo o requisito que esta no ESCOPO do projeto para montar o Product Backlog.

Item 3 - Esse item é o que mais dificulta a adoção do AGILE. Podemos dizer que via de REGRA, se a equipe não esta engajada/comprometida, as chances de não conseguir implantar o AGILE são enormes. Mas sobre quem toma a decisão de quem irá fazer as tarefas, isso ocorre no mento da reunião de montagem da Sprint, qndo toda a equipe debate sobre as tarefas e quando cada um avalia o nível de dificuldade de cada tarefa, TODOS devem dar seu ponto de vista. Nesse momento ficará claro se por exemplo existe uma tarefa muito complexa, faz mais sentido um profissional com mais experiencia atuar, se for de nível médio, melhor que um Profissional com menos experiencia atue e por aí vai.

Ajudei a esclarecer ?

Abraço!

Com relação ao item 2, não ficou claro, deixa eu tentar me fazer entender, eu gostaria de saber onde fica documentado por exemplo que em um cadastro de cliente deve ser um CPF válido, obrigatoriamente ter um telefone, o cliente deve ser maior de 18 anos? Nas histórias isto não fica claro.

Ola, Julio Silva !

Certo, você quer saber quais documentações serão geradas , certo ?

Isso pode variar muito, também é um item que depende.

Se for algo muito sucinto, pode ser especificado na história, caso contrario pode ser gerado um documento com as regras do negócio.

Mas focar sempre em fazer estritamente o necessário para a execução da tarefa.

Abraço !

solução!

Legal, valeu Cristiano!