Ola, Julio Silva !
Item 1 -
O P.O. não necessariamente deve ser um cara de fora que venha da do cliente OU que seja da equipe de desenvolvimento.
O P.O. TEM e DEVE ser capaz de: Definir os itens que compõem o Product Backlog e PRIORIZAR-LOS na Sprint Planning Meetings.
Certo ? Nesse cenário, levando em consideração as dificuldades de se adotar o AGILE, muitas vezes sim quem faz isso é UMA PESSOA da esquipe de DESENV. que atua com essa atribuição.
Item 2 -
Os requisitos PODEM ser tratados como funcionais e não funcionais. Lembrando que o P.O. deverá trazer todo o requisito que esta no ESCOPO do projeto para montar o Product Backlog.
Item 3 -
Esse item é o que mais dificulta a adoção do AGILE. Podemos dizer que via de REGRA, se a equipe não esta engajada/comprometida, as chances de não conseguir implantar o AGILE são enormes.
Mas sobre quem toma a decisão de quem irá fazer as tarefas, isso ocorre no mento da reunião de montagem da Sprint, qndo toda a equipe debate sobre as tarefas e quando cada um avalia o nível de dificuldade de cada tarefa, TODOS devem dar seu ponto de vista.
Nesse momento ficará claro se por exemplo existe uma tarefa muito complexa, faz mais sentido um profissional com mais experiencia atuar, se for de nível médio, melhor que um Profissional com menos experiencia atue e por aí vai.
Ajudei a esclarecer ?
Abraço!