Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvidas boas praticas

Pessoal boa noite,

Tenho umda duvida quanto a boas práticas: toda essa parte do exercicio resumi em apenas uma linha

$(".contador-palavras").text($(".texto").text().split(" ").length);

é uma boa prática trabalharmos assim ou é preciso ficar setando varias variaveis para cada passo que estamos fazendo? Entendo q set de variavel ocupa um certo espaço em memoria, sou leigo no assunto.

Obrigado a todos,

2 respostas

Oi Anderson, tudo certo?

Nao conheco a convencao, mas eu colocaria de linha em linha caso fosse algo muito complexo.

No codigo que voce postou, acho justo sim colocar em uma linha. Veja um exemplo em que eu acho bacana separar:


    var btnRemove = $("<button>")
                      .addClass('opcoesDoCartao-remove')
                      .attr("data-ref", contador)
                      .text("Remover")
                      .click(removeCartao)

Claro que, se vc estiver trabalhando em um lugar que o padrao é separar, separa! Idem para deixar inline.

Espero ter ajudado,

Abcs!

solução!

Oi Anderson,

Só para você entender qual foi a minha linha de pensamento, eu separei em variáveis no exemplo por dois motivos.:

O primeiro foi didático mesmo, afinal é mais fácil de entender por quem está começando em Javascript quando quebramos em pequenos pedaços de código .

O segundo, já foi pela legibilidade do código. Quando em bato o olho nessa linha:

$(".contador-palavras").text($(".texto").text().split(" ").length);

Eu preciso dar uma leve pensada para interpretar o que ela está fazendo, mesmo que eu conheça bem as funções do jQuery, ainda existe um tempo de raciocínio quando eu olho ela em um bloco de código.

Agora quando eu leio isto:

var frase = $(".frase").text();
var numPalavras = frase.split(" ").length;

var tamanhoFrase = $("#tamanho-frase");
tamanhoFrase.text(numPalavras);

Devido aos nomes claros das variáveis e a separação por linhas, eu consigo claramente ver o que cada pedacinho faz e fica fácil entender o conjunto como um todo no final.

Neste caso específico eu talvez até tenha separado demais, fazendo algo assim:

var frase = $(".frase").text();
var numPalavras = frase.split(" ").length;

 $("#tamanho-frase").text(numPalavras);

Ainda fica bem claro.

Mas tudo depende também do local aonde você trabalha, como o Natan disse acima. Se lá o costume é fazer o máximo de coisas em uma linha, tudo bem.

Mas eu sempre tento achar um balanço bom entre a simplicidade de fazer tudo em uma linha, e a melhor legibilidade do código. Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software