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[Dúvida] windowHeight vs height

Olá! Tentei inicialmente utilizar a variável windowHeight ao invés de height como mostrou o professor, mas a bolinha passava um pouco da área de desenho, me obrigando a diminuir um pouco o valor de windowHeight no código (subtraindo cerca de 20 a 30 pontos desse valor). Qual seria a diferença entre essas duas variáveis de sistema?

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solução!

Olá, Robson, tudo bem?

Excelente pergunta!

Fico feliz que tenha procurado utilizar diferentes implementações de código no seu jogo.

No curso, o instrutor utiliza height, ela é uma variável do sistema que armazena a altura da tela de desenho, o canvas.

Já o windowHeight é uma variável do sistema que armazena a altura da tela do computador. Por isso, ao utilizar o windowHeight no seu jogo, a bolinha vai para baixo ultrapassando o desenho do canvas.

Abaixo deixo uma imagem de como funciona cada variável.

Recorte da imagem do p5.js, mostrando uma função que desenha a área onde o projeto será executado. No script há uma função setup e função draw, nela há três funções. A primeira createCanvas(400,400), a segunda console log(height) e por fim console log(windowHeight).Na função draw, há a chamada da função background(220).  No console apresenta dois valores, 400 e 745. Ao lado do valor 400, há uma frase ‘dimensão de altura da tela do canva de desenho’. Ao lado do valor 745, há a frase 'dimensão de altura da tela de computador', da janela do google’. Ao lado do script há um preview, onde está destacado em verde e uma seta apontando, com o texto “área de desenho”

Repare que ao imprimir o height o seu valor é 400, que é altura do nosso canvas. Enquanto o windowHeight imprime 745, um valor maior que corresponde à dimensão de toda a janela.

Espero ter ajudado.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pela resposta. Dúvida respondida.