Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Validações que não necessitam da injeção do repositorio

Boa noite, algumas validações que não necessitam de acessar a base de dados poderiam ser delegadas ao construtor da classe de consulta? Como por exemplo a validação do horário da consulta, ela poderia estar dentro da classe Consulta para que ela possa ser menos anêmica, se sim, como eu poderia levar essas validações para classe de negócio? Eu poderia implementar o padrão CoR porém sem a utilização do @Autowired (eu dei uma lida e vi que é desencorajado a utilização em uma classe de negocio) e implementando um método de next para chamar o próximo validador, essa seria a abordagem mais indicada ? Existe outro padrão para eu me basear ? Essa minha visão faz algum sentido?

2 respostas
solução!

Oi Raphael!

Você pode sim colocar esse tipo de validação simples no construtor da própria entidade, já que a lógica não precisa acessar banco de dados ou serviçõs externos.

Mas mesmo assim eu ainda prefiro deixar na classe de validação separada, para ficar padronizado que as validações ficam em classes específicas de validação. É mais um questão de gosto pessoal e para ficar padronizado no projeto :)

Agora, o que não se deve fazer é injetar classes nas entidades para realizar validações complexas e que acessam recursos externos, conforme você mencionou.

Bons estudos!

Obrigado pela pronta resposta Rodrigo!