Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Utilização do Formulário como Dado Inicial

Não seria interessante começar aplicando um formulário para as pessoas usuárias e com isso ter uma base de quem são os principais usuários. Após termos os dados, poderíamos entender melhor quem são as pessoas usuárias, o que elas gostam ou não e daí criar uma proto-persona e desenvolver estratégias direcionadas ao público.

2 respostas
solução!

Olá, Guilherme! Tudo bem?

É muito válida a sua reflexão. De fato, o uso de formulários pode ser uma excelente forma de coletar dados iniciais sobre as pessoas usuárias. No entanto, dependendo da situação, as pessoas responsáveis não têm uma ideia clara de quem são as pessoas que desejam atender ou para quem desejam vender algo ou prestar um serviço.

Nesse caso, a criação de uma proto-persona pode ser mais útil inicialmente. A proto-persona é uma ferramenta de UX que ajuda a definir um perfil hipotético do público-alvo, baseado em suposições e dados secundários. Ela é útil quando não temos dados primários suficientes para criar uma persona completa, certo?

Por exemplo, em uma situação como de rede de academias, a proto-persona pode ser "João, um homem de 30 anos que trabalha em tempo integral e quer se exercitar para manter a saúde, mas não sabe por onde começar". Isso pode ajudar a equipe a direcionar melhor suas estratégias e serviços.

Assim, depois de ter uma ideia inicial de quem é o público-alvo com a proto-persona, aí sim o formulário pode ser uma ótima ferramenta para coletar dados mais precisos e confirmar ou ajustar as suposições feitas, ok?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui para auxiliar.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ah sim, entendi o raciocínio do exercício. Obrigado.