Olá, Guilherme! Tudo bem?
É muito válida a sua reflexão. De fato, o uso de formulários pode ser uma excelente forma de coletar dados iniciais sobre as pessoas usuárias. No entanto, dependendo da situação, as pessoas responsáveis não têm uma ideia clara de quem são as pessoas que desejam atender ou para quem desejam vender algo ou prestar um serviço.
Nesse caso, a criação de uma proto-persona pode ser mais útil inicialmente. A proto-persona é uma ferramenta de UX que ajuda a definir um perfil hipotético do público-alvo, baseado em suposições e dados secundários. Ela é útil quando não temos dados primários suficientes para criar uma persona completa, certo?
Por exemplo, em uma situação como de rede de academias, a proto-persona pode ser "João, um homem de 30 anos que trabalha em tempo integral e quer se exercitar para manter a saúde, mas não sabe por onde começar". Isso pode ajudar a equipe a direcionar melhor suas estratégias e serviços.
Assim, depois de ter uma ideia inicial de quem é o público-alvo com a proto-persona, aí sim o formulário pode ser uma ótima ferramenta para coletar dados mais precisos e confirmar ou ajustar as suposições feitas, ok?
Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui para auxiliar.
Até mais!
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