1
resposta

Dúvida tratamento dos dados.

Neste exemplo vimos que é possível realizar algumas manipulações na área de dados. Como posso decidir onde será melhor fazer essas manipulações, se direto na área de dados ou no power query? Quais são as principais diferenças?

1 resposta

Olá, Amauri, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

A decisão de onde realizar as manipulações nos dados, se diretamente na área de dados ou no Power Query, dependerá da flexibilidade e no controle que você quer ter sobre os dados.

Ao fazer as manipulações diretamente na área de dados, você estará trabalhando com os dados brutos, ou seja, sem aplicar nenhuma transformação específica. Isso pode ser útil quando você precisa fazer alterações simples, como renomear colunas ou alterar o tipo de dado. Porém, essa abordagem pode ser limitada quando você precisa realizar transformações mais complexas, como combinar várias tabelas ou aplicar filtros avançados. Além disso, as alterações usualmente são permanentes, e isso pode ser arriscado caso queira preservar os dados originais.

Ao utilizarmos o Power Query podemos fazer transformações aos seus dados brutos, antes de carregá-los no modelo de dados do Power BI. Com ele podemos realizar operações como filtrar linhas, remover colunas desnecessárias, combinar tabelas, criar colunas calculadas, entre outros. Por ser uma etapa de pré-processamento, significa que podemos aplicar as mesmas transformações em diferentes conjuntos de dados, facilitando também a manutenção e atualização do dashboard.

Portanto, a escolha dependerá do caso específico.

Espero ter ajudado.

Caso surja quaisquer dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software